Jornal Pequeno (Maranhão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jornal Pequeno é um jornal brasilleiro que circula em São Luís, capital do Maranhão. É o segundo jornal mais antigo do estado, perdendo apenas para O Imparcial. Circula desde 1951.

O Jornal Pequeno se notabiliza pelo combate ao esquema político chefiado e instalado pelo José Sarney em 1966.

História[editar | editar código-fonte]

Começou a circular em 29 de maio de 1951 pelo jornalista José de Ribamar Bogéa, com perfil apolítico.

Em 1968, foi o primeiro jornal maranhense fazer denúncias sobre corrupção do então governador Sarney, que tentou processar em 1969 em base do AI 5, mas o Supremo Tribunal Federal rejeitou a tentativa de censurar jornal.

Desde então até hoje, o jornal passou a combater o que hoje é a oligarquia Sarney, mesmo com o Regime Militar (1964 a 1985), fazendo diversas denúncias sobre familiares e aliados, inclusive fazendo denúncias sobre corrupção da governadora Roseana Sarney (1995 a 2002). N Em 1º de janeiro de 2004, o Jornal Pequeno passou a dispobilizar na internet, as notícias publicadas pelo jornal. No mesmo ano, passou a dar espaço ao José Reinaldo Tavares, que havia rompido com Sarney.

Em 28 de setembro de 2008, o jornal publicou, em primeira mão, o teor de relatórios da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), que apontavam o empresário Fernando José Macieira Sarney (superintendente do grupo Mirante de Comunicação, filho de José Sarney) como chefe de uma organização criminosa que desviava dos cofres públicos atuando em pelo menos dois ministérios: dos Transportes e de Minas e Energia. Segundo a PF, o grupo só foi descoberto por que o presidente e corruptor-mor da nação Luiz Inácio Lula da Silva, tolerava toda corrupção dos Sarney, em troca de falsa governabilidade.

O jornal também deu amplo destaque em 2009, aos escândalos que quase derrubaram o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), como o caso dos atos secretos da Casa que beneficiaram parentes e aliados do senador.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.