Jornal da Manchete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jornal da Manchete
Jornal da Manchete
Logotipo do telejornal à época de sua extinção.
Informação geral
Formato telejornal
Gênero Jornalismo
Duração 30 minutos ou mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) diversos
Apresentador(es) Ronaldo Rosas
Carlos Bianchini
Eliakim Araújo
Leila Cordeiro
Marcos Hummel
Leila Richers
Márcia Peltier
Florestan Fernandes Júnior
Berto Filho
Augusto Xavier
Cláudia Barthel
Tema de abertura Baseado em "Videogame", do Roupa Nova
Tema de encerramento Baseado em "Videogame", do Roupa Nova
Exibição
Emissora original Rede Manchete
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 6 de junho de 198315 de maio de 1999
Cronologia
Jornal da TV!
Programas relacionados Edição da Tarde
Primeira Edição

Jornal da Manchete foi um telejornal brasileiro exibido pela extinta Rede Manchete entre 6 de junho de 1983 a 8 de maio de 1999. Foi consagrado como o programa mais longevo da história da emissora, e permaneceu no ar do primeiro ao último dia útil de existência. O jornalismo sempre foi o carro-chefe da Manchete, e o telejornal, além de ser o seu principal noticiário eletrônico, também era um dos principais faturamentos da emissora carioca.

História[editar | editar código-fonte]

No início, em 5 de junho de 1983, tinha uma excessiva duração de duas horas, e era dividido em vários espaços que ao longo do tempo se transformaram em programas separados. O tempo foi reduzido depois, quando alterou em certa medida a sua linha editorial, principalmente após a vitória da Aliança Democrática nas eleições presidenciais de 1985.

A trilha sonora do informativo, Videogame, foi composta pelo conjunto musical de pop Roupa Nova, rejuvenescendo o conceito de jornalismo na televisão brasileira. Originalmente, o seu cenário era bastante futurístico, mostrando sua própria redação ao fundo com diversos monitores de televisão. Com a evolução da emissora, o informativo ganhou duas novas edições ao longo da programação. Foi aí que surgiram o Jornal da Manchete: Edição da Tarde e o Jornal da Manchete: Segunda Edição, este exibido no final da noite. No primeiro, o cenário era diferente dos demais e chegava a dedicar quadros femininos em seu conteúdo. Com a consolidação do telejornal, novos produtos jornalísticos como Noite Dia e Manchete Verdade surgiram na grade da emissora como teste.

Inicialmente, o jornal era apresentado por Ronaldo Rosas, Carlos Bianchini, Luiz Santoro, Roberto Maya, Claudia Ribeiro e Íris Lettieri, além da participação de diversos comentaristas, como Carlos Chagas e Villas-Bôas Corrêa na política. Um mês depois, era criado o Jornal da Manchete 2ª Edição, que foi apresentado por Luiz Santoro, Roberto Maya e Claudia Ribeiro, e ia ao ar às 23 horas e 30 minutos. Mais um mês, e foi inaugurado o Panorama, um jornal revista, apresentado por Jacyra Lucas e Íris Lettieri, que ia ao ar à tarde na Rede Manchete.

Em agosto de 1989, o informativo passou a ser apresentado pelo casal Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, e com a saída destes, Márcia Peltier, apresentadora que teve grande prestígio na emissora, permanecendo até 1998, ganhava o espaço. Depois da saída de Márcia da emissora em 1998, o telejornal passou a ser apresentado definitivamente por Augusto Xavier, revezando a apresentação com Berto Filho e Cláudia Barthel, além de Florestan Fernandes Júnior em São Paulo.

Primeira Edição[editar | editar código-fonte]

O Jornal da Manchete foi extinto no último sábado em que a Rede Manchete foi transmitida, em 8 de maio de 1999. Quando a emissora foi renomeada como TV!, passou a ser transmitido com o nome de Primeira Edição até a estreia da RedeTV!, quando o jornalístico foi definitivamente extinto.

Primeira Edição foi um telejornal brasileiro produzido e exibido pela TV! entre 17 de maio e 12 de novembro de 1999. Foi transmitido logo após a extinção da Rede Manchete em 10 de maio de 1999.

Equipe de produção[editar | editar código-fonte]

Apresentação titular
Período Apresentadores titulares
1989-1993 Leila Cordeiro
1989-1993 Eliakim Araújo
1993-1998 Márcia Peltier[1]
1996-1997 Marcos Hummel
1998-1999 Augusto Xavier
Cláudia Barthel

Referências

  1. «Folha de S.Paulo - Televisão: Raul Gil diz ter tido prejuízo na Manchete - 03/10/98». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 23 de fevereiro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre a Rede Manchete é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.