Jornal do 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jornal do 10
Informação geral
Formato Telejornal
Duração 15 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Marcos Gomide
Apresentador(es) Cíntia Lima
Exibição
Emissora de
televisão original
TV Verdes Mares
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - 28 de fevereiro de 2009
Cronologia
Último
Último
CETV 2ª Edição
Próximo
Próximo
Programas relacionados Jornal do Meio Dia

Jornal do 10 foi um telejornal local brasileiro, exibido no estado do Ceará pela TV Verdes Mares, afiliada à Rede Globo. Ia ao ar na faixa destinada aos telejornais locais Praça TV 2ª Edição, às 19h pelo Horário de Brasília.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O nome Jornal do 10 se deve ao fato de a TV Verdes Mares, que transmite o telejornal, operar no canal 10 VHF de Fortaleza. O canal pago Globo News transmite um telejornal com nome semelhante, o Jornal das Dez, mas nesse caso, o nome se refere ao horário da exibição do programa (22h).

A partir de março de 2009 o telejornal é extinto, dando espaço ao CETV 2ª Edição, seguindo as normas padrão dos telejornais locais da TV Globo, ganhando mais agilidade e dinamismo.

História[editar | editar código-fonte]

O Jornal do 10 estreou junto com a nova programação elaborada pela Rede Globo, no dia 3 de janeiro de 1983. Neste dia, entraram ao ar também o Bom Dia Brasil, Bom Dia Ceará e Esporte no 10. Antes deste dia, a programação local da TV Verdes Mares se reumia a programetes de cinco minutos, tais como as edições locais do Jornal Hoje, do Globo Esporte e do Jornal da Globo; o noticiário Cidade e os programas Sociedade, Dois Toques e Política, com Edilmar Norões.

Na realidade, o primeiro nome do Jornal do 10, exibido das 19h48 às 20h, era CE-TV. Cinco dias depois, em 8 de janeiro, passou a se chamar definitivamente Jornal do 10. Ainda continuavam no ar as edições locais do Jornal Hoje e do Jornal da Globo.

A partir de 4 de julho de 1983, o Jornal do 10 passou ganhou uma nova edição, no início da tarde, em substituição à edição local do Jornal Hoje, no horário das 12h40 às 13h. O programa fazia parte do projeto de jornalismo regional, implantado pela TV Globo do Rio de Janeiro, através do Globo Cidade (implantado no ano de 1982). O novo horário do jornalismo local permitiu mais tempo de produção para as afiliadas da Rede Globo.

Ainda na década de 80, permitiu a inserção do Jornal do 10 2ª Edição, no final da noite, logo extinto. Até 28 de fevereiro de 2009 permaneciam no ar o Jornal do Meio-Dia (no horário das 12h), o Jornal do 10 (no fim da tarde) e o Bom Dia Ceará (que já existia antes mesmo do Jornal do 10). É importante ressaltar que no mesmo ano de 1983 ocorreu a inauguração da holding do Grupo Edson Queiroz, no bairro Dionísio Torres, no mesmo prédio onde funcionou a pioneira TV Ceará, fechada em 1980.

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

Cíntia Lima

Apresentadores Eventuais[editar | editar código-fonte]

Alberto Perdigão
Joanna Cruz
Pollyana Menezes

Ex-Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Rita Oliveira
Simone Morais - Hoje na TV Diário
João Inácio Júnior - Hoje na TV Diário
Giovana Teles - Hoje na TV Globo Brasília

Principais Repórteres[editar | editar código-fonte]

Aline Oliveira
Alysson Oliveira
Alessandro Torres
Carla Fernandes
Celso Tomaz
Gabriela de Palhano(Hoje na Globo Rio)
Mário Costa
Joanna Cruz
Karol Nascimento
Juliana Mello
Letícia Amaral
Luís Costa
Sabrina Aguar
Lia Alderado
Pollyana Menezes
Marco Aurélio Cabral
Tiago Meireles
Tereza Tavares (Sobral)
Paulo Ernesto (Sobral)
Franzé Sousa (Juazeiro do Norte)
Paulo Henrique Rodrigues (Juazeiro do Norte)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Jornal do 10

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.