Jal (cartunista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José Alberto Lovetro)
Jal
Nascimento José Alberto Lovetro
29 de novembro de 1955
Ocupação escritor
Prêmios

José Alberto Lovetro, mais conhecido como Jal, é cartunista, roteirista jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) [1].

Iniciou sua carreira na Folha de S.Paulo em 1973, trabalhando depois para os principais veículos de comunicação do país como o jornal O Estado de São Paulo, TV Cultura, TV Tupi, The Brazilians (EUA), Pasquim, Revista Sem Fronteiras (Holanda/Bélgica), DCI, TV Bandeirantes, TV Gazeta (SP), TV Manchete, Revista Semanário, Rádio Tupi, TV SENAC/SESC entre outros.

Ao lado de Gualberto Costa, Franco de Rosa e Worney Almeida de Souza, ajudou a fundar a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC - ESP), responsável pelo Prêmio Angelo Agostini[2] posteriormente, a dupla sairia da AQC e fundaria o Troféu HQ Mix uma das principais premiações brasileiras na área de quadrinhos. Em 1989, ganhou o Troféu Jayme Cortez, concedido no Prêmio Angelo Agostini a quem se destaca na atuação em prol do quadrinho brasileiro. No mesmo ano, também ganhou o Troféu HQ Mix de "melhor editor".[3][4][5][6]

Referências

  1. http://hqmix.com.br/associacao-dos-cartunistas
  2. A fundação da ABRADEMI, associação de mangá
  3. Folha de S.Paulo (18 de abril de 1989). «O cínico Amigo da Onça ressuscita em "Semanário"». Folha de S.Paulo: 3 (Ilustrada) 
  4. Folha de S.Paulo (2 de abril de 1990). «Prêmio HQ Mix será entregue na quarta-feira». Folha de S.Paulo: 10 (Ilustrada) 
  5. «Tudo sobre o Dia do Quadrinho Nacional e o Troféu Angelo Agostini» 
  6. «JAL no Sábados da Memória das Artes Gráficas». 22 de abril de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.