José Benedito Tobias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

José Benedito Tobias, mais conhecido como Tobias (Agudos, 13 de maio de 1949), é um ex-futebolista brasileiro. Sua principal passagem foi pelo Corinthians. Tobias começou a carreira no Noroeste, jogou pelo Guarani entre 1968 a 1974, até chegar ao clube do Parque São Jorge no ano seguinte. Permaneceu no Corinthians até 1980. Teve ainda passagens por Sport Recife e Fluminense, em 1981, e no Bangu, de 1981 a 1986, quando encerrou a carreira.

Vida[editar | editar código-fonte]

Tobias chegou ao Corinthians em 1975. Sua estreia ocorreu contra o Moto Club (Maranhão), no dia 5 de outubro de 1975, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Ao todo, o jogador atuou pelo clube paulista em 125 partidas (68 vitórias, 28 empates e 29 derrotas) e sofreu 95 gols.1 2

Tobias foi um dos heróis do famoso duelo entre Fluminense e Corinthians, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. O duelo da chamada "Invasão Corintiana" ao estádio do Maracanã ocorreu no dia 5 de dezembro de 1976 e consagrou o goleiro corintiano na disputa de pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Tobias pegou dois pênaltis e o Corinthians se classificou para a final daquele nacional.

No dia 13 de outubro de 1977, pouco mais de dez meses depois do duelo no Maracanã, Tobias era um dos titulares da equipe que venceu a Associação Atlética Ponte Preta na final do Campeonato Paulista daquele ano, conquista que pôs fim ao jejum de títulos corintianos nesta competição.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Tobias - Pelé.Net
  2. Tobias (ex-goleiro do Corinthians) - Site oficial do Milton Neves
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.