José Diogo Brochado da Rocha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Diogo Brochado da Rocha
Nascimento 15 de agosto de 1904
Porto Alegre
Morte 21 de maio de 1981 (76 anos)
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação engenheiro, político

José Diogo Brochado da Rocha foi um militar, engenheiro e político brasileiro.[1]

Filho mais velho do ex-prefeito de Porto Alegre Otávio Rocha e Inácia Brochado da Rocha, irmão de Antônio Brochado da Rocha e Francisco de Paula Brochado da Rocha.

Estudou no Ginásio Estadual Anchieta e no Colégio Militar, seguindo a carreira militar. Participou do Movimento Tenentista, sendo expulso das forças armadas. Retornou à carreira militar, chegando, em 1943, a tenente-coronel, durante o Estado Novo.

Entrou para a política, acompanhando o pai, na década de 1920, filiando-se ao PRR. Nesta época trabalhou como engenheiro na Secretaria de Obras Públicas do Estado, onde depois foi secretário-geral. Foi intendente de São Pedro do Sul, em 1930 e Viamão, entre 1931 e 1932. Foi também diretor da Viação Férrea e representante dos ferroviários no estado.

Com a redemocratização do país, em 1945, profissionalizou-se na política, elegendo-se deputado federal e depois deputado estadual constituinte em 1947. Foi presidente da Assembleia Legislativa, depois elegendo-se novamente deputado federal em 1951.

Filiado ao PTB, foi líder do partido no congresso, durante o segundo governo de Getúlio Vargas. Em 1954 disputou a vaga de candidato do partido a governador, perdendo para Alberto Pasqualini e recusando a vaga de candidato ao senado. Lançou-se então candidato a governador pelo PSP, sem sucesso.

Referências

  1. «osé Diogo Brochado da Rocha». cpdoc - FGV. Consultado em 8 de março de 2018 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GRILL, Igor Gastal. Parentesco, redes e partidos: as bases das heranças políticas no Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2003.
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.