José Guedes de Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Guedes de Sousa
Barão de Pirapitingui
José Guedes de Sousa
Nascimento 25 de abril de 1830
  Amparo
Morte 10 de junho de 1897 (67 anos)
  São Paulo
Cônjuge Carolina Leopoldina de Almeida Lima
Pai Vicente Guedes Barreto
Mãe Matilde Maria de Jesus
Ocupação cafeicultor

José Guedes de Sousa, primeiro e único barão de Pirapitingui, (Amparo, 25 de abril de 1830São Paulo, 10 de junho de 1897) foi um cafeicultor brasileiro, além de tenente-coronel da Guarda Nacional e capitalista na cidade de São Paulo, onde possuía um palacete na esquina da rua Ipiranga com a rua Rio Branco. Era grande senhor de terras no município paulista de Mogi Mirim.

Filho de Vicente Guedes Barreto e de Matilde Maria de Jesus, sendo esta filha do capitão Roque de Sousa Freire e de Maria Cardoso de Camargo[1]. Pelo lado paterno, era bisneto do capitão Francisco Barreto Leme do Prado, fundador de Campinas[2].

Recebeu o título de barão em 7 de maio de 1887[1]. Era casado com Carolina Leopoldina de Almeida Lima (12 de novembro de 1842 - 25 de junho de 1892), com quem teve os filhos Alfredo, José, Mário, Olívia, Albertina, Altamira e Carolina. O primogênito, Alfredo Guedes de Sousa, foi advogado, deputado estadual e Secretário da Agricultura do Governo de São Paulo[2]. Sua filha Olívia Guedes Penteado foi importante figura da história brasileira. Mecenas respeitável e um dos baluartes da Semana de Arte Moderna de 1922, na capital paulista. Carolina Leopoldina era irmã de Maria Higina Alves de Almeida Lima, baronesa de Ibitinga.

Referências

  1. a b Arquivo Nobiliárquico Brasileiro
  2. a b «Casa da Memória Jaguariúna». Consultado em 10 de setembro de 2014. Arquivado do original em 11 de setembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.