José Ivo Sartori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
José Ivo Sartori
Prefeito de Caxias do Sul
Mandato 1º de janeiro de 2005
1º de janeiro de 2013
Antecessor(a) Pepe Vargas
Sucessor(a) Alceu Barbosa Velho
Vida
Nascimento 25 de fevereiro de 1948 (66 anos)
Dados pessoais
Partido PMDB
Profissão Filósofo e Político

José Ivo Sartori (Farroupilha, 25 de fevereiro de 1948) é um político brasileiro. É ex vereador e ex prefeito de Caxias do Sul e pertence ao PMDB. É casado com Maria Helena Sartori, com quem tem dois filhos, Marcos e Carolina.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É formado em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul. Começou a carreira política em 1976, ao ser eleito vereador em Caxias do Sul. Conquistou cinco mandatos consecutivos para a Assembleia Legislativa gaúcha a partir de 1982. Em 2002, foi eleito deputado federal. Foi também secretário estadual do Trabalho e Bem Estar Social, entre 1987 e 1988.

Concorreu quatro vezes ao cargo de prefeito de Caxias do Sul, em 1992, 2000 e 2004, quando foi eleito com 52,43%, em segundo turno.

Em 2008, Sartori foi reeleito prefeito de Caxias do Sul com 54,35% dos votos válidos, contra 45,65% do candidato derrotado, o ex-prefeito Pepe Vargas (PT).[1]

Como Prefeito de Caxias do Sul, atuou fortemente nas áreas da saúde,[2] trânsito e segurança, promovendo construções e reformas de Unidades Básicas de Saúde, colocando patrulhamento nas ruas, transformando Caxias do Sul na primeira cidade do Brasil a utilizar a coleta de lixo automatizada,[3] abrindo vias públicas para desafogar o trânsito, entre outras medidas. Estas, porem, vieram a se mostrar ineficazes, pois tudo o que fez foi a implementação dos chamados "quebra-molas" em locais quase sempre irrelevantes, e a construção de rotatórias desnecessárias, que ao invés de ajudar, pioraram o transito em diversas áreas da cidade, para não mencionarmos a dessincronização de diversos semáforos no centro da cidade, ocasionando o caos no transito em horas de pico.

Referências

  1. José Ivo Sartori é reeleito em Caxias do Sul. 5 de outubro de 2008. Página visitada em 25 de fevereiro de 2011.
  2. [1] [ligação inativa]
  3. [2]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.