José Joaquim Pinto da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Joaquim Pinto da Silva
Nascimento 6 de janeiro de 1835
Morte 1921
Cidadania Portugal, Reino de Portugal
Ocupação empresário
Prêmios
  • Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

José Joaquim Pinto da Silva ComNSC (Porto, 6 de Janeiro de 1835Lisboa, 1921), foi o 1.º Visconde de Sacavém. Nasceu no Porto, filho de um homónimo José Joaquim Pinto da Silva, que se notabilizou como negociante. Também ele se tornou um comerciante de grossos cabedais (tendo a sua casa na Praça do Comércio, em Lisboa), sendo ainda comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Casou por duas vezes: do primeiro casamento, celebrado em 25 de Junho de 1861, com Miquelina Francisca de Oliveira (18451866), filha mais velha de Manuel José de Oliveira, 1.º Barão de Barcelinhos, e Rita Soares de Oliveira, viria a ter como filhos José Joaquim Pinto da Silva Sacavém (que lhe teria sucedido no título de Visconde de Sacavém) e Alfredo Pinto da Silva, reputado crítico de arte.

Viúvo, viria a casar segunda vez em 2 de Janeiro de 1873, com Amália Augusta da Silva Lima, viúva do 1.º Visconde de Valmor, José Isidoro Guedes. Deste casamento não gerou descendência.

Títulos e honrarias[editar | editar código-fonte]

Em 30 de Julho de 1874, viria a receber o título de 1.º Visconde de Sacavém, em vida, outorgado pelo rei D. Luís I.

O título foi renovado por Carlos I de Portugal na pessoa de seu filho, o segundo visconde, em 10 de Abril de 1890. O terceiro visconde, José Manuel Pinto Sacavém (1894 – ?), usou o título por autorização de Manuel II de Portugal no exílio e, nessa condição, o transmitiu ao filho Manuel José de Sousa Pinto Sacavém (1941 – ), o quarto visconde.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. XXVI, Lisboa-Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia, [s. d.], p. 531.
  • Portugal. Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, vol. VII, Lisboa, João Romano Torres Editor, 1912, p. 467.

Precedido por
nova criação
Visconde de Sacavém
(1.º)

1874 - 1890
Sucedido por
José Joaquim Pinto
da Silva (Sacavém)