José Morgado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Cardoso Morgado Júnior (Pegarinhos, Alijó, 17 de Fevereiro de 1921Porto, 8 de Outubro de 2003) foi um matemático português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

José Morgado fez a escola primária em Pegarinhos e o primeiro e segundo anos do liceu em Favaios, que fica a cerca de 19 quilómetros da sua aldeia natal. Não se inscreveu no terceiro ano do liceu, por a família não poder arcar com as despesas necessárias, já que a localidade mais próxima onde o poderia fazer era Vila Real, a uns 60 quilómetros de Pegarinhos. Foram alguns dos professores que se encarregaram de tratar pessoalmente de garantir que o adolescente José Morgado prosseguisse os seus estudos, pois tinha-se revelado já um aluno excepcional. Esta história é relatada por aquele que seria o seu professor de Filosofia em Vila Real, Sant'Anna Dionísio,[1] que acrescenta:

Fez os seus estudos superiores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo-se licenciado em Ciências Matemáticas em 1944. Para poder efectuar os seus estudos superiores, José Morgado deu explicações e, a partir de 1942, iniciou a sua carreira docente, leccionando em colégios particulares (em Espinho e no Porto). Em 16 de Julho de 1945 entrou como Assistente para o Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

Por deliberação do Conselho de Ministros de 14 de Junho de 1947, José Morgado é afastado do ensino oficial por razões políticas, juntamente com um grande número de cientistas portugueses (Crabbé Rocha, Francisco Pulido Valente, Manuel Valadares, …). Começou aqui um longo interregno na sua carreira profissional. Durante cerca de 13 anos viveu dando lições particulares (de Cálculo infinitesimal, Matemáticas gerais, Geometria descritiva, Geometria projectiva) a estudantes do ensino superior.

Participou na candidatura presidencial do general Norton de Matos (1949) e no Movimento Nacional Democrático. Nesta época foi preso diversas vezes, por razões políticas. Imigrou para o Brasil em 1960, tendo sido professor na Universidade do Recife até 1974, tendo como colega o seu antigo professor Ruy Luís Gomes a partir de 1962. Regressou a Portugal após o 25 de Abril, tendo-se tornado professor da Universidade do Porto. Jubilou-se em 1991.

Os seus trabalhos científicos são sobretudo da área da Teoria dos números e da Teoria dos reticulados.

Obras[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Veja-se Ares de Trás-os-Montes, pp. 180–181.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Jorge Almeida e António José Machiavelo, José Morgado: in memoriam, Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática 50 (2004), pp. 1–18
  • Sant'Anna Dionísio, Ares de Trás-os-Montes, Lello & Irmão, 1977
  • Graciano de Oliveira, A. J. Franco de Oliveira, Fernando Cardoso, et al., José Morgado (1921–2003), Gazeta de Matemática 146 (2004), pp. 5–12
  • José Pacheco Pereira, Álvaro Cunhal, uma biografia política II: «Duarte», o dirigente clandestino (1941–1949), Círculo de Leitores, 2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]