José Octávio de Arruda Mello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

José Octávio de Arruda Mello (João Pessoa, 18 de março de 1940) é um historiador, jornalista e escritor brasileiro. É membro da Academia Paraibana de Letras.

Formação e carreira[editar | editar código-fonte]

José Octávio estudou em colégios de João Pessoa e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Paraíba. Posteriormente, graduou-se em História, também pela UFPB. Após realizar cursos de especialização e mestrado em História, obteve o título de Doutor em São Paulo ingressando logo a seguir no magistério superior tendo sido o fundador da Cadeira de História da Paraíba na Universidade da Paraíba. Atualmente ministra aulas nos cursos de mestrado e doutorado e graduação das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco, na Universidade Estadual da Paraíba e no Centro Universitário de João Pessoa.

José Octávio é também jornalista, atuando com regularidade nos jornais locais. No serviço público, como jornalista, assessorou dois governos estaduais, foi Diretor Geral de Cultura e Coordenador do Setor de Teleducação da SEC/Paraíba. Durante dez anos integra o Conselho Estadual de Cultura desse mesmo estado.

José Octávio sendo amigo e discípulo dos historiadores José Honório Rodrigues e Hélio Jaguaribe, fundou o Grupo de Estudos José Honório, cuja atuação é considerada a mais dinâmica da historiografia paraibana.

Juntamente com Hélio Jaguaribe, participou, no Rio de Janeiro dos debates que precederam a elaboração de um estudo crítico da História (2 volumes). Ingressou na Academia Paraibana de Letras no ano de 1974, recepcionado pelo acadêmico Cláudio Santa Cruz Costa.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Em sua bibliografia consta centenas de artigos publicados em jornais e revistas especializadas. É editor e secretário da comissão editorial da Revista do Centro Universitário de João Pessoa. Organizador de dezenas de publicações, incluindo a série Brasil, tempo e cultura, do governo estadual da Paraíba; autor de inúmeros prefácios e de obras como:

  • A revolução estatizada (1982/1992);
  • O Brasil na Primeira Guerra Mundial ou Estado Novo (1988);
  • História da Paraíba, 1994/2000;
  • 1964: a dimensão global (1988);
  • O problema do Estado da Paraíba (2000),
  • Sociedade e poder político no nordeste; Sociedade e poder político no nordeste (2001).
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.