José Pablo Moncayo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

José Pablo Moncayo Garcia (Guadalajara, Jalisco, 29 de Junho de 1912 - Cidade do México, 16 de Junho de 1958) foi um compositor mexicano de música erudita com cariz nacionalista.

José Pablo Moncayo[1] estudou piano enquanto jovem. Ingressou no conservatório da Cidade do México onde prosseguiu os seus estudos de piano com Eduardo Hernandez Moncada, de harmonia com Candelario Huízar e de composição com Carlos Chávez. Um dos seus primeiros trabalhos como músico profissional foi como percussionista na Orquestra Sinfónica Estatal Mexicana. Em 1942 foi convidado a estudar com o compositor Aaron Copland e desde 1949 até 1954 dirigiu a Orquestra Sinfónica Nacional da Cidade do México.

Foi membro de um grupo conhecido como Grupo de los cuatro (Grupo dos Quatro) ao lado de Blas Galindo, Salvador Contreras e Daniel Ayala; este grupo dedicou-se a escrever música que reflectia o espírito nacional mexicano, recorrendo a melodias, ritmos e harmonias típicas da música popular mexicana.

A obra mais conhecida de Moncayo continua a ser a fantasia orquestral Huapango (1941), mas a sua produção também inclui muitas outras obras de grande qualidade, apesar de serem menos famosas. Entre estas encontram-se a ópera La Mulata de Córdoba (1948); Muros Verdes - peça para piano solo (1951); as peças orquestrais Amatzinac (1935), Sinfonía (1944), Sinfonietta (1945) e Bosques (1954); o ballet Tierra (1958) e Homenaje a Cervantes para dois oboés e orquestra de cordas (1947).

Referências

  1. Biografia de José Pablo Moncayo. Coleção Folha de Música Clássica. Folha de São Paulo.
  • Torres-Chibrás, Armando Ramón. 2002. "José Pablo Moncayo, Mexican Composer and Conductor: A Survey of His Life with a Historical Perspective of His Time." DMA diss., University of Missouri, Kansas City. Ann Arbor, MI: University Microfilms International. ISBN 0-493-66937-X
  • Torres-Chibrás, Armando. 2009. José Pablo Moncayo: Mexico's Musical Crest. Cologne: LAP Lambert Academic Publishing.
  • Zepeda Moreno, José Kamuel. 2005. Vida y obra de José Pablo Moncayo. Guadalajara, Jalisco, México: Gobierno de Jalisco, Secretaría de Cultura.