José Roquette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

José Alfredo Parreira Holtreman Roquette (Lisboa, 22 de Setembro de 1936)[1] é um empresário português.[2] [3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Descendente da família Holtreman e neto paterno de José Alvalade, é o mais velho de onze irmãos e passou a infância no Porto. Depois de frequentar o Colégio Brotero, na Foz do Douro, ingressou na Universidade do Porto, onde se licenciou em Economia. Em 1959 iniciou a sua vida profissional na mesma cidade, no Banco Espírito Santo. Em 1960 é promovido e chega a Lisboa, tornando-se num dos homens de confiança de Manuel Espírito Santo Silva, patrão da instituição. Em 1973 participa na constituição da Finagra, sociedade com que adquire a Herdade do Esporão (onde se situa o Castelo do Esporão), estatizada com o 25 de Abril de 1974. Preso duas vezes durante o PREC, saiu de Portugal e viajou ao serviço do Grupo Espírito Santo, numa altura em que exercia funções na administração das suas principais holdings. No final da década de 1980, deixa aquela instituição para assumir a presidência da sociedade Valores Ibéricos, através da qual assegurou o controlo do Banco Totta e Açores, em coligação com os espanhóis do Grupo Banesto, beneficiando do processo de privatizações levado a cabo pelo governo social-democrata de Cavaco Silva. Em 1996, a ligação ao futebol leva-o ao cargo de presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal[3] , o clube fundado pelo seu avô, José Holtreman Roquette, conhecido como José Alvalade. No Sporting, começou também a implementar uma lógica empresarial, tendo sido o responsável pela criação da sociedade anónima desportiva (SAD), numa atitude pioneira no futebol português. Actualmente, além dos negócios do vinho e do azeite da Herdade do Esporão, lidera o investimento no Parque Alqueva, com o projecto turístico Roncão d' El Rei[2] , um antigo monte de caça do rei D. Carlos I de Portugal.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Pedro Santana Lopes
Presidente do Sporting
1996 - 2000
Sucedido por
António Dias da Cunha
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.