José Smith de Vasconcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Smith de Vasconcelos
Nascimento 10 de dezembro de 1817
Lisboa
Morte 8 de outubro de 1903
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil, Reino de Portugal
Filho(a)(s) Rodolfo Smith de Vasconcelos
Ocupação empresário
Título Barão de Vasconcelos

José Smith de Vasconcelos, o primeiro barão de Vasconcelos, (Lisboa, 10 de dezembro de 1817Rio de Janeiro, 8 de outubro de 1903) foi um nobre português radicado no Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho do conselheiro José Inácio Pais Pinto de Sousa e Vasconcelos e de Mary Martha Tustin Smith, inglesa de Worcester.[1]

Transferiu-se para o Brasil em 1831, radicando-se na cidade de Fortaleza (Ceará), onde se dedicou a atividades comerciais, importando artigos de luxo da Europa.

Em 1837, casou-se na catedral da capital cearense com Francisca Carolina Mendes da Cruz Guimarães, com quem teve os filhos Rodolfo, Leopoldo e Alfredo.

José Smith de Vasconcelos era reconhecido por suas idéias poucos tradicionais, sendo um abolicionista e, segundo algumas fontes, precursor do estudo da Doutrina Espírita de Allan Kardec no nordeste do Brasil.[1]

Títulos recebidos[editar | editar código-fonte]

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Boletim GEAE - Grupo de Estudos Avançados Espíritas. Biografias. Barão de Vasconcellos - O Precursor de Kardec no Ceará Arquivado em 7 de setembro de 2009, no Wayback Machine.. Por Luciano Klein Filho.