José de Alencar (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

José de Alencar é um bairro da cidade de Fortaleza, Ceará. [1]

A antiga denominação, Alagadiço Novo, foi alterada na Câmara Municipal de Fortaleza em dezembro de 2007, por iniciativa do seu ilustre morador João netto, mais conhecido pelo seu personagem Zé Modesto que reunido com a comunidade reivindicaram a mudança de nome em homenagem ao grande romancista cearense José de Alencar que ali nasceu. O projeto foi apresentado pela vereadora Fátima Leite.[2]

O bairro está localizado na zona sudeste da cidade, dentro da região conhecida como Água Fria, tendo como limites a oeste a Avenida Washington Soares, a norte a Rua Doutor Joaquim Frota seguindo no sentido leste até as ruas Sapiranga e a Antiga Estrada da Cofeco, ao sul a Rua Odilon Guimarães e Santa Rita.

A Casa de José de Alencar, instituição cultural mantida pela Universidade Federal do Ceará e onde o escritor viveu sua infância é destaque de importância histórica do bairro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.