José Murilo de Carvalho
| José Murilo de Carvalho |
|
|---|---|
| Nome completo | José Murilo de Carvalho |
| Nascimento | 8 de setembro de 1939 (72 anos) Piedade do Rio Grande |
| Nacionalidade | |
| Ocupação | Cientista político e historiador |
José Murilo de Carvalho (Piedade do Rio Grande, 8 de setembro de 1939) é um cientista político e historiador brasileiro, membro desde 2005 da Academia Brasileira de Letras. Junto com o jurista e professor Celso Lafer, é o único brasileiro a ser membro dessa Academia e também da Academia Brasileira de Ciências.
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e do IUPERJ por vinte anos, é também professor titular de História do Brasil no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
[editar]
Academia Brasileira de Letras
José Murilo de Carvalho é o sexto ocupante da Cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 11 de março de 2004, na sucessão de Rachel de Queiroz. Foi recebido em 10 de setembro de 2004 pelo acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco.
[editar] Livros publicados
- A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória. Rio de Janeiro: FINEP/Cia Editora Nacional, 1978. 2ª edição, UFMG, 2002.
- A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
- Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. Prêmio melhor livro em ciências sociais de 1987 da ANPOCS.
- Teatro de sombras: a política imperial. São Paulo: Edições Vértice, 1988.
- A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Prêmio Banorte de Cultura Brasileira. Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
- Un théâtre d'ombres: La politique impériale au Brésil. Paris: Maison des Sciences de l’Homme, 1990.
- A monarquia brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1993.
- Desenvolvimiento de la ciudadania en Brasil. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
- Pontos e bordados. Escritos de História e Política. Editora UFMG.
- Forças Armadas e Política no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
- Dom Pedro II, São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- Histórias que a Cecília contava, Editora UFMG, 2008.
Escreveu ainda sobre Bernardo Pereira de Vasconcelos e sobre o Visconde do Uruguai, Paulino José Soares de Sousa (1807 - 1866), líder do Partido Conservador nas décadas de 1840 e 50.
[editar] Ligações externas
- José Murilo de Carvalho - currículo do sistema Lattes
- Ficha no programa de pós-graduação em História Social da UFRJ
| Precedido por Rachel de Queiroz |
2004 — atualidade |
Sucedido por — |