Joseph Brant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph Brant
Joseph Brant, retratado por George Romney em 1776
Nascimento março de 1743
Morte 24 de novembro de 1807 (64 anos)
Ocupação militar e político

Joseph Brant ou Thayendanegea, (março de 1743 - 24 de novembro de 1807), foi um militar indígena e líder político americano[1] .

O jovem iroquês Thayendanegea atuou na guerra Franco-inglesa, ao lado dos ingleses sob comando do escocês Sir Willian Jonhson. Thayendanegea absorve muito em influências europeias. Thayendanegea é mandado para Lebanon em Connecticut para ser educado pelo Dr. Eleazar Wheelock numa escola para índios, e após isso tomou o nome de Joseph Brant.

Durante a Revolução Americana, a liga Iroquesa, tradicional aliada dos ingleses, é desmantelada, algumas tribos se aliam aos casacas azuis (americanos) outras permanecem ao lado dos casacas vermelhas (ingleses). A tribo de Joseph permanece do lado dos ingleses, mas a medida que a guerra vai começando a custar aos cofres ingleses, esses começam a retirar o apoio aos guerreiros de Joseph. Joseph Brant após algum tempo de resistência negocia a paz com os colonos. Retirando-se para o Canadá, na região onde atualmente se situa o atual Estado de Ontário, lá ele cria uma cidade e jura proteger a região para os ingleses caso os americanos tentassem se expandir para o norte. Em 1807 morre o chefe Joseph Brant dos iroqueses.

Referências

  1. Chief Joseph Brant: Mohawk, Loyalist, and Freemason (em inglês). Visitado em 08/11/2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.