Joseph Bridau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Autoretrado de Eugène Delacroix.

Joseph Bridau é uma personagem da La comédie humaine de Honoré de Balzac. Nascido em 1799 em Paris[1], aparece pela primeira vez em 1808 em La Rabouilleuse. Seu pai, ministro de Napoleão Bonaparte, morre. O Imperador toma para si a educação dele e de seu irmão Philippe Bridau, dando-lhes uma bolsa para o Liceu imperal, o que permite a Joseph seguir seus estudos de arte sem atrapalhar o orçamento limitado de sua mãe, Agathe Bridau, que, apesar disso, tem uma preferência visível por seu irmão mais velho, violento e criminoso.

Diz-se que esta personagem é uma construção romancesca à qual contribuem muitos personagens. O mais citado é Eugène Delacroix, pintor romântico. "Vê-se muito Eugène Delacroix em Joseph Bridau, o pintor estreante de La Rabouilleuse, sem dúvida devido à descrição física do jovem (Delacroix era pequeno e tinha uma grande cabeça). Ele chega a ser batizado de Eugène Bridau em Entre savants"[2].

Ele reaparece em quase todos os romances da Comédia que tratam de arte como arquétipo do artista íntegro e inspirado. Um pouco desprezado por sua mãe, que não atribuiu nenhum valor a seu talento, ele é mantido desde sua estréia por seu mestre, Gros, pelo Cenáculo, de que faz parte, e mais tarde por uma influente mulher de letras, Félicité des Touches.

Muito ligado a Hyppolyte Schinner, outro pintor de talento, em La Bourse, e com o desenhista Jean-Jacques Bixiou, ele se mostra muito severo com o pintor Grassou em Pierre Grassou, em que ele corrige duas pinturas burguesas do colega, suplicando que deixe de pintar telas por dinheiro. O trabalho e o talento de Joseph Bridau são finalmente coroados por prêmios, e ele entra para o Instituto e termina muito rico, graças a uma herança inesperada.

Referências

  1. Ver o verbete "BRIDAU (Joseph)" em Repertory of the Comédie Humaine, em inglês no Projeto Gutenberg.
  2. « On a beaucoup vu Eugène Delacroix derrière Joseph Bridau, le peintre débutant de la Rabouilleuse, sans doute à cause de la description physique du garçon (Delacroix était petit et il avait une grosse tête). Il est même prénommé Eugène Bridau dans Entre savants. » in PIERROT, Roger. Posfácio, comentários e notas a La Rabouilleuse. Le Livre de Poche Classique, Hachette, Livre de poche, 1999.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de pesonagens da Comédia Humana