Joseph Burr Tyrrell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joseph Burr Tyrrell
Joseph Burr Tyrrell
Busto de Joseph Burr Tyrrell
Nascimento 1 de novembro de 1858
Weston, Canada-Ouest (atual Ontario)
Morte 26 de agosto de 1957 (98 anos)
Toronto
Nacionalidade Canadá Canadense
Prêmios Prémio Back (1896)
Medalha Murchison (1918)
Medalha Flavelle (1933)
Medalha Wollaston (1947)
Medalha Charles P. Daly (1930)
Campo(s) Geologia

Joseph Burr Tyrrell (Weston, Canada-Ouest (atual Ontario), 1 de novembro de 1858Toronto, 26 de agosto de 1957) foi um geólogo, cartógrafo, explorador, historiador e consultor de mineração canadense. Era irmão do explorador James Williams Tyrrell (1863-1945).

Biografia

Estudou na Upper Canada College. Recebeu o grau de advogado pela Universidade de Toronto e foi trabalhar numa empresa de consultoria jurídica em Toronto. Entretanto, devido a sua saúde precária, seu médico recomendou-o trabalhar ao ar livre. Como conseqüência, foi trabalhar para a "Comissão Geológica do Canadá" em 1881, onde permaneceu durante 17 anos.

Trabalhando na comissão explorou várias regiões do Canadá, em especial os Territórios do Noroeste, do Lago Athabaska até a Baía de Hudson. A região que explorou incluiu além das regiões dos Territórios do Noroeste atuais, os estados de Saskatchewan, Alberta e Nunavut que ainda não haviam sido criados. Explorou também o curso dos rios Thelon e Dubawnt. Estas explorações permitiram-lhe:

A partir de 1889 passou a ser consultor no ramo de mineração, carreira que durou mais de 50 anos. Foi gerente-geral da "Kirkland Lake Gold Mining Company" no norte de Ontário por muitos anos, e posteriormente presidente até 1955

Além das suas funções de explorador e geólogo, Joseph Burr Tyrrell contribuiu na redação de obras históricas, como a publicação dos jornais de Samuel Hearne e de David Thompson.

Em 1927, Joseph Burr Tyrrell fez uma doação para a Sociedade Real do Canadá criar uma medalha que recompense os trabalhos proeminentes sobre a história do Canadá. A concessão, denominada Medalha Histórica J.B. Tyrrell em sua honra, é de prata chapeada de ouro e é concedida pela Sociedade a cada dois anos.

Joseph Burr Tyrrell foi laureado com a Medalha Murchison em 1918 e com a Medalha Wollaston em 1947, ambas pela Sociedade Geológica de Londres, e recebeu também a Medalha Flavelle pela Sociedade Real do Canadá em 1933.

Durante a sua aposentadoria, manteve uma exploração agrícola especializada na produção de maçãs. O sítio desta exploração agora é ocupado em parte pelo jardim zoológico de Toronto.

Ligações externas

Predefinição:Portal-hist-cien


Precedido por
George Frederic Matthew
Medalha Murchison
1918
Sucedido por
Gertrude Lilian Elles
Precedido por
John Stanley Plaskett
Medalha Flavelle
1933
Sucedido por
Louis King
Precedido por
Emmanuel de Margerie
Medalha Wollaston
1947
Sucedido por
Edward Battersby Bailey
Precedido por
Emile Felix Gautier e Filippo de Filippi
Medalha Charles P. Daly
1930
com Nelson H. Darton e Lauge Koch
Sucedido por
Gunnar Isachsen