Joseph Frederik Whiteaves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Joseph Frederik Whiteaves (26 de dezembro, 18358 de agosto, 1909), foi um paleontólogo britânico.

Nascido em Oxford, Whiteaves foi educado em escolas privadas, e posteriormente trabalhou sob John Philips em Oxford (1851 – 1861); ele foi levado para estudar os oólitos.

Em 1861, ele visitou o Canadá e fez conhecimento com a geologia de Quebec e Montreal; em 1863 ele foi nomeado curador do museu e secretario da Sociedade de História Natural de Montreal, lugares que ocupou até 1875. Ele estudou o terreno e os moluscos de água doce do Baixo Canadá, os invertebrados marinhos da costa e também realizou pesquisas entre os mais velhos fósseis do Siluriano (ou Ordoviciano) de Montreal.

Em 1875 ele se juntou ao ramo paleontológico do Serviço Geológico do Canadá em Montreal. No ano seguinte ele se tornou paleontólogo, e em 1877 foi ainda nomeado zoólogo e diretor assistente da pesquisa.

Em 1881, os escritórios da pesquisa foram removidos para Ottawa. Suas publicações sobre zoologia e paleontologia do Canadá são numerosas e importantes. O Dr. Whiteaves foi um dos companheiros originais da Sociedade Real do Canadá, e contribuiu para as suas operações, bem como para o Naturalista Canadense e outros jornais. Ele recebeu a posição honorária de LL.D. em 1900 da Universidade McGill, Montreal. Ele era membro da Sociedade Geológica de Londres e da Sociedade Real do Canadá.

Prémios[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.