Joseph Henry Maiden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Joseph Henry Maiden (Londres, 25 de abril de 1859Turramurra, perto de Sydney, 16 de novembro de 1925) foi um botânico britânico. Sua contribuição principal foi para o conhecimento da flora australiana, especialmente sobre o gênero Eucalyptus.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maiden estudou ciências na Universidade de Londres, mas teve de interromper o curso devido a problemas de saúde. Para tratar-se, foi aconselhado a fazer uma longa viagem em direção ao mar. Com este propósito, partiu em 1880, para Nova Gales do Sul, na Austrália. Apreciando o clima e a flora, decidiu se estabelecer.

Em 1881, Maiden foi indicado como o primeiro curador do Museu Tecnológico de Sydney, função que conservou até 1896. Ficou muito interessado pelas plantas nativas, associando-se com o Rev. William Woolls em seus estudos botânicos. Em seu primeiro livro, Useful Native Plants of Australia, publicado em 1889, reconhece seu débito ao trabalho de Ferdinand von Mueller com quem tinha mantido correspondência.

Em 1890, assumiu como consultor de botânica para o Ministério da Agricultura e, em 1894, assumiu a direção para a educação técnica. Em 1896, Maiden tornou-se botânico junto do governo e diretor dos jardins botânicos. Começou então a criar o primeiro herbário da colônia.

Maiden transformou-se numa autoridade reconhecida pelo seus estudos sobre as acácias e os eucaliptos. Publicou aproximadamente 45 artigos, e a sua obra intitulada A Critical Revision of the Genus Eucalyptus, em oito volumes, tornou-se uma referência sobre o assunto durante cinquenta anos. Descobriu, coletou e descreveu uma grande quantidade de espécies botânicas.

Em 1915, recebeu a Medalha linneana. Aposentou em 1924, e morreu em Turramurra, Nova Gales do Sul, Sydney, em 1925.

A espécie Eucalyptus maidenii foi nomeada em sua honra.

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • Gilbert, Lionel Gilbert (2001). The Little Giant: The Life and Work of Joseph Henry Maiden, 1859–1925, Impressão Kardoorair, Armidale, Nova Gales do Sul. ISBN 0908244444.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.