Joseph Karl Stieler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph Karl Stieler
Joseph Karl Stieler, por volta de 1857. Fotografia de Franz Hanfstaengl.
Nascimento 1 de Novembro de 1781
Mogúncia, Alemanha
Morte 9 de Abril de 1858 (76 anos)
Munique, Alemanha
Nacionalidade Alemanha Alemã
Ocupação Pintor retratista

Joseph Karl Stieler (Mogúncia, 1 de Novembro de 1781Munique, 9 de Abril de 1858) foi um pintor alemão. De uma família de gravuristas, Stieler recebeu alguma formação artística de seu pai, August Friedrich Stieler (1736-1789). Iniciou sua carreira como um pintor de miniaturas.

Seu estilo de retrato foi especialmente moldado durante seu trabalho do ateliê parisiense de François Gérard, um estudante de Jacques-Louis David.

Em 1808, Stieler se estabeleceu como um retratista independente em Frankfurt am Main. Viajou pela Itália em 1810. Em 1816, viajou para Viena no intuito de pintar o retrato do imperador Francisco I da Áustria. Entre Fevereiro e Abril de 1820, Stieler trabalhou no retrato de Beethoven, o que provavelmente é a representação mais conhecida do compositor hoje.

Apesar de Stieler ter trabalhado principalmente à serviço da corte do Reino da Baviera, também pintou retratos de Goethe, Amalia de Oldenburg, Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling, Johann Ludwig Tieck e Alexander von Humboldt.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Principais obras[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Joseph Karl Stieler