Joseph Salerno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph T. Salerno

Joseph T. Salerno é um economista estadunidense da Escola Austríaca. Professor na Pace University, Salerno é um acadêmico ativo nas áreas bancária, teoria monetária, comparação de sistemas econômicos e história do pensamento econômico.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Num ensaio autobiográfico, Salerno descreve seus pais como ítalo-americanos. Salerno diz que seus pais não gostavam de quem se declarava comunista. Ele manteve a mesma posição, apesar de desconhecimento de teoria política até a candidatura de Barry Goldwater. Assim, ao 13 anos de idade, Salerno se declarava um conservador[1] .

Educação[editar | editar código-fonte]

Quando ainda frequentava o ensino médio, Salerno leu Conscience of a Conservative de Goldwater e os romances Anthem e Atlas Shrugged de Ayn Rand, decidindo que iria estudar economia. Em 1968, Salerno era calouro no Boston College. Neste período encontrou um artigo de Murray Rothbard e se tornou um anarcocapitalista. A partir de então se interessou pela Escola Austríaca[2] .

Após sua graduação em 1972, Salerno entrou na Rutgers University, na qual recebeu seu mestrado em 1976 e doutorado em filosofia em 1980.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Salerno é professor de economia na Pace University. Ele também é catedrático do programa de pós-graduação em economia.[3] Ele é também um membro senior do Ludwig von Mises Institute, para o qual ele palestra e escreve, e atua como editor do Quarterly Journal of Austrian Economics. Salerno escreveu uma entrodução para a edição de 2002 e 2005 do livro de Rothbard, A History of Money and Banking in the United States.

Os escritos de Salerno sobre a história do pensamento econômico tem sido citados por Peter Boettke (que também os usa em suas aulas na George Mason University)[4] , Israel Kirzner[5] , e outros[6] .

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Salerno, Joseph. "It Usually Ends With Murray Rothbard." LewRockwell.com. 23 de Junho de 2005. http://www.lewrockwell.com/orig6/salerno1.html]
  2. Idem.
  3. "Faculty Department Listing." Lubin School of Business. Pace University.[1]
  4. Boettke, Peter. "Syllabus: Austrian Theory of the Market Process II." George Mason University. [2]
  5. Kirzner, Israel M.. "Entrepreneurial Discovery and the Competitive Market Process: An Austrian Approach." Journal of Economic Literature. Março de 1997. [3]
  6. "Works citing 'Salerno: The Place of Mises’s Human Action in the Development of Modern Economic Thought.'" Google Scholar. Acessado em 16 de Julho de 2007. [4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.