Josh Holloway

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Josh Holloway
Josh Holloway
Nascimento 20 de julho de 1969 (44 anos)
Estados Unidos San Jose
Ocupação ator
Cônjuge Yessica Kumala
IMDb: (inglês)

Joshua Lee Holloway (San Jose, 20 de julho de 1969) é um ator estadunidense. Seu trabalho mais notável foi em série de televisão Lost, no papel de James Ford ou, como o personagem é mais conhecido, Sawyer.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Josh Holloway nasceu na Califórnia mas muito cedo sua família mudou-se para a Geórgia, onde cresceu. Estudou na Universidade da Geórgia, mas saiu pouco após um ano para seguir a carreira de modelo.

O interesse pela carreira de ator levou Josh para Los Angeles, onde começou a carreira no seriado Dr. Benny. Prosseguiu a carreira com os filmes Cold Heart de 2001, ao lado de Nastassja Kinski, Mi amigo e Moving August, de 2002. Ganhou destaque no papel principal do filme para televisão Sabretooth, em 2002. Fez aparições em um episódio das séries de televisão Good Girls Don't, The Lyon's Den, Walker, Texas Ranger, CSI: Crime Scene Investigation (CSI: Investigação Criminal no Brasil, e Crime sob Investigação em Portugal) e Angel.

Josh apareceu também no videoclipe da canção Cryin', da banda Aerosmith em 1993, e na canção Tell Me, de Billie Myers, em 1998.

Josh Holloway é mais conhecido por sua participação no seriado norte-americano Lost, no papel de James "Sawyer" Ford. O seriado tornou Josh uma celebridade mundial e, com pouco tempo para se dedicar a outros projetos, mesmo assim em 2007 Josh estrelou o filme Whisper, e apareceu no videogame Command & Conquer 3: Tiberium Wars, no papel de Ajay. Neste mesmo ano, Josh foi convidado a participar do filme X-Men Origens: Wolverine, como o mutante Gambit, mas teve que recusar devido a falta de tempo por sua participação em Lost. Em 2005, a revista People elegeu Josh Holloway uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo.

Em 2004 Josh Holloway casou-se com sua antiga namorada Yessica Kumala. Em 9 de Abril de 2009 nasceu a primeira filha do casal, Java Kumala Holloway.[1]

Em 2011 participou do filme "Missão Impossível - Protocolo Fantasma", como o personagem Trevor Hanaway.

Atualmente o ator está em gravando para a nova série da CBS[desambiguação necessária], Intelligence, como o personagem Gabriel Vaughn. [carece de fontes?]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Em 2006, juntamente com todo o elenco de Lost, recebeu o prêmio do Screen Actors Guild na categoria de "Melhor atuação de um elenco em série de televisão dramática". Pelo mesmo papel de Sawyer, foi duas vezes indicado ao Prêmio Saturno de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) pela Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos Estados Unidos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]