Josias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Josias
Rei de Judá
Josiah.gif
Governo
Reinado 641/610 a 610/609 a.C
Antecessor Amom de Judá
Sucessor Jeoacaz
Casa Real Casa de Davi
Vida
Nascimento c. 648 a.C
provavelmente Jerusalém
Morte Tamuz (Junho/Julho) de 609 a.C
Jerusalém
Sepultamento túmulos de seus pais
Pai Amom
Mãe Jedida

Josias ou Yoshiyahu (em hebraico: יֹאשִׁיָּהוּ, hebraico moderno: Yoshiyyáhu, hebraico tiberiano: Yôšiyyāhû, cujo significado literal é "curado por Yah" [ou Jeová cura] ou "sustentado de Yah"; em grego: Ιωσιας; em latim: Josias, c. 649-609 a.C) foi o 16º rei de Judá (641-609 aC), de acordo com a Bíblia Hebraica, que instituiu grandes reformas. Josias é creditado pela maioria dos historiadores de ter estabelecido ou compilado Escrituras Hebraicas importantes durante a reforma deuteronômica que ocorreu durante seu governo.

Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos,[1] a partir de 641/640 à 610/609 a.C.[2]

Ele também é um dos reis mencionados na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus.

Seus antepassados[editar | editar código-fonte]

Estátuas de Josias e Manassés no El Escorial

Josias era filho do rei Amom com sua esposa Jedida. Josias descende da linhagem real de Judá, iniciada com o Rei Davi.

Ascensão ao trono[editar | editar código-fonte]

Após um reinado de dois anos, seu pai fora assassinado por conspiradores. O próprio povo tratou de eliminar os conspiradores e restaurar a autoridade régia da linhagem davídica, colocando Josias no trono. Josias tinha oito anos de idade nessa época II Reis 22:1)

Campanha contra a idolatria[editar | editar código-fonte]

Entre o 12° e 18° ano de seu reinado, Josias embrenhou-se numa batalha contra aquilo que considerava idolatria. Na sua inciativa, destruiu postes sagrados, altares e imagens, tanto no seu território, como na parte setentrional do que fora o reino de Israel, arrasado pelos Assírios.

Um achado precioso[editar | editar código-fonte]

Ao consertarem o templo de Jerusalém, os servos do rei se depararam com um achado importante: "o livro da lei de JHVH pela mão de Moisés", o que pode indicar que seja o escrito original. Josias providenciou que o livro fosse lido em público

O 18° ano de seu reinado[editar | editar código-fonte]

No 18° ano do seu reinado, Josias providenciou a celebração da Páscoa Judaica em 14 de nisã. Esta ultrapassou todas as Páscoas já celebradas, desde os dias do profeta Samuel. O próprio Josias contribuiu trinta mil vítimas pascoais e três mil cabeças de gado.

A família de Josias[editar | editar código-fonte]

Tendo a Amom por pai e Jedida por mãe, Josias tinha pelo menos duas esposas: Hamutal e Zebida. Eis seus filhos:

Fim do reinado[editar | editar código-fonte]

Perto do fim de seu reinado, o faraó Neco II foi lutar contra os medos e babilônios, atravessando o território israelita. A coalização medo-babilônica derrotava os outrora dominadores assírios e Neco via aí uma oportunidade para tomar o controle da Ásia. Josias interceptou a marcha egípcia e procurou rechaçá-los em Megido, apesar de ser alertado pelo faraó a não tentar isso. Na batalha, Josias fora mortalmente ferido, sendo amplamente pranteado por seus súditos.

Referências

  1. 2 Reis 22:1, 2 Reis 21:23-26, 2 Reis 21:26
  2. Edwin Thiele, The Mysterious Numbers of the Hebrew Kings, (1st ed.; New York: Macmillan, 1951; 2d ed.; Grand Rapids: Eerdmans, 1965; 3rd ed.; Grand Rapids: Zondervan/Kregel, 1983). ISBN 0-8254-3825-X, 9780825438257, 217.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Amom
Rei de Judá
31 anos
Sucedido por
Jeoacaz