José Lewgoy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Lewgoy
José Lewgoy
José Lewgoy, em cena de O Outro Lado do Crime (1978).
Nascimento 16 de novembro de 1920
Veranópolis,  Rio Grande do Sul
Nacionalidade brasileiro
Morte 10 de fevereiro de 2003 (82 anos)
Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
Ocupação ator
Atividade 1949 - 2003

José Lewgoy (Veranópolis, 16 de novembro de 1920Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2003) foi um ator brasileiro.

De origem judaica, era filho de uma estadunidense e de um russo que se conheceram em Nova Iorque[1].

Começou sua carreira artística no teatro e, graças a uma bolsa de estudos conseguida com a influência do escritor Érico Veríssimo, cursou artes cênicas na Universidade Yale.

José Lewgoy é referência quando se fala de cinema brasileiro, pois participou de mais de cem filmes. Era presença constante nas telas desde o final da década de 1940 e sempre disputado pelos melhores diretores. Ao lado de Oscarito, Grande Otelo, Eliana Macedo, Cyll Farney e Anselmo Duarte brilhou nas chanchadas produzidas pela Atlântida, na década de 1950. Ator com prestígio internacional, Lewgoy participou de várias produções estrangeiras e morou na França durante alguns anos.

Estreou nas telenovelas apenas em 1973, com Cavalo de Aço, na Rede Globo e, a partir daí, participou de mais de 30 produções na televisão, sendo a última delas, Esperança, em 2002, também na Globo.

Ganhou vários prêmios como ator de cinema e televisão e se consagrou com o personagem Edgar Dumont, da telenovela Louco Amor, de Gilberto Braga. Destaque também para as suas atuações em Nina, de Walter George Durst, Dancin' Days e Água Viva, ambas também de Gilberto Braga, O Rebu e Feijão Maravilha, de Bráulio Pedroso e nas minisséries O Tempo e o Vento, inspirada na obra de Érico Veríssimo e Anos Dourados, de Gilberto Braga.

Carreira

Televisão

Cinema

Referências

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José Lewgoy