José Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Reis
Nascimento 12 de junho de 1907
Rio de Janeiro
Morte 16 de maio de 2002 (94 anos)
São Paulo
Nacionalidade  Brasileiro
Prêmios Prêmio Kalinga (1974)

José Reis (Rio de Janeiro, 12 de junho de 1907São Paulo, 16 de maio de 2002) foi um cientista brasileiro, jornalista especializado em divulgação da ciência, editor e escritor. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Biografia

Décimo-primeiro filho de uma família de treze filhos, estudou no Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, onde recebeu prêmios como um dos melhores alunos. Em 1925 entrou para a Faculdade Nacional de Medicina, onde se formou em 1930.[1] Fez também curso de patologia no Instituto Oswaldo Cruz, obtendo a medalha de ouro de melhor aluno. Especializou-se em virologia.

Foi convidado e aceitou se mudar para São Paulo em 1930, para trabalhar com bacteriologia no Instituto Biológico, um centro de pesquisas aplicadas do governo estadual. Mais tarde, em 1935-36, estudou no Instituto Rockfeller, em Nova Iorque. Voltando ao Brasil, dedicou-se a estudar doença das aves (ornitopatologia), terminando por ser nomeado diretor do Biológico. Dedicou-se também a traduzir livros e prospectos em linguagem popular, para tornar acessível o controle de doenças da avicultura aos pequenos produtores rurais.

Em 1947 José Reis, que possuía a capacidade de explicar os conceitos da ciência para os leigos, começou uma carreira paralela como jornalista e escritor, com uma coluna de divulgação científica no jornal Folha de S.Paulo, que manteve por 55 anos, até bem perto de morrer. Esta coluna foi distribuída por muitos outros jornais do pais. Ele também militou no jornalismo político, chegando a editor chefe do jornal durante os críticos anos (1962 – 1968) do regime militar.

Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1949, junto com outras personalidades científicas. Foi também fundador e editor chefe da revista oficial da sociedade, Ciência e Cultura.

Recebeu inúmeros prêmios durante sua vida e virou nome de premiação, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1978. Nomeia também o Núcleo José Reis de Divulgação Científica, de pesquisa e educação, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Morreu em 2002, aos 94 anos de idade.

Referências

  1. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1998). Cientistas do Brasil. São Paulo: SBPC. p. 3-7. ISBN 85-86957-01-1 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.