José Truda Palazzo Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José Truda Palazzo Jr.)
José Truda Palazzo Júnior
Nascimento Porto Alegre
Cidadania Brasil
Ocupação ambientalista

José Truda Palazzo Jr. (Porto Alegre, 28 de julho de 1963) foi fundador e principal força motriz durante 27 anos do Projeto Baleia-franca, projeto que completou em 2007 25 anos e tem como objetivo a proteção da espécie Eubalaena australis, a Baleia-franca. Tendo integrado delegações oficiais brasileiras aos tratados internacionais de meio ambiente, foi perseguido e hostilizado pelos governos do PT, que tentaram sem sucesso impedir a continuidade de sua militância. Além disso, Truda Palazzo tem trabalhado, ao longo dos anos, em várias iniciativas de proteção ao meio ambiente, principalmente áreas protegidas e biodiversidade marinhas, tendo se tornado um respeitado e conhecido ambientalista.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua militância na área ambiental aos 15 anos, em 1978, quando somou-se a ativistas como José Lutzemberger e Augusto Carneiro na Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural e começou a atuar na campanha nacional para banir do Brasil a caça à baleia (proibida somente em 1985). Em 1979 conhece o Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, então já um expoente do meio ambientalista brasileiro, e passam a trabalhar juntos pela conservação das baleias e do meio marinho. A luta pela criação de áreas protegidas e a defesa da fauna marinha marcaram a evolução de seu trabalho em defesa da Natureza desde então.

O projeto Baleia Franca[editar | editar código-fonte]

Em 1981, o Almirante Ibsen encarrega Truda de buscar, no sul do Brasil, evidências do reaparecimento de baleias francas, que se acreditava extintas no País. O grupo de voluntários organizados por Truda redescobre a população reprodutiva de baleias francas em 1982, dano início ao mais antigo projeto brasileiro de conservação de baleias, ao qual Truda dedicou-se até 2009, ano em que uma quadrilha de políticos e empresários locais, com apoio da empresa que administra o porto local, tomou de assalto o Projeto, visando transformá-lo numa entidade "chapa-branca"[carece de fontes?]. Apenas em 2002 o Projeto ganhou um patrocínio significativo, da Petrobrás. Antes disso, o Projeto foi mantido por 19 anos com recursos pessoais da família Truda Palazzo e pequenas doações obtidas de entidades no Brasil e Exterior[carece de fontes?].

Nesse ínterim, Truda, que iniciou três cursos superiores (Biologia, veterinária e Direito) mas abandonou-os por impossibilidade de compatibilizar o estudo com o ativismo e as pesquisas de campo fundamentais para o baleia-franca, dedicou-se à defesa dos ambientes marinhos e costeiros do Brasil com um sucesso raro. Em 1983, obtém da então Secretaria Especial do Meio Ambiente a criação da Reserva Ecológica (hoje Refúgio de Vida Silvestre) Ilha dos Lobos, no RS, para proteger a única colônia de leões-marinhos do Brasil. Torna-se na oportunidade colaborador regular da SEMA, auxiliando na fiscalização da Estação Ecológica do Taim (RS) com um grupo de voluntários credenciados pela Secretaria.

Criação de áreas de conservação[editar | editar código-fonte]

Em 1985, inicia a luta pela criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, finalmente decretado em 1988, e que tornar-se-ia Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO em 2003 com base em relatório no qual Truda contribuiu decisivamente. Em 1989, fixando residência em Florianópolis e já à frente da IWC/BRASIL, auxilia o IBAMA na criação do Centro de Resgate de Fauna de Florianópolis para atender animais silvestres apreendidos e Em 1992 logra a decretação da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, na Baía Norte de Florianópolis, obtendo da Fundação O Boticário os recursos necessários para sua primeira embarcação de fiscalização, sinalização e folheteria educativa. Com uma breve passagem pela Secretaria de Meio Ambiente da Presidência da República em 1991/92, na gestão de Jose Lutzemberger, ajuda a lograr a adesão do Brasil à Convenção para a Conservação de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção RAMSAR) e a consolidar a política pró-conservação do Brasil junto à Comissão Internacional da Baleia, na qual havia sido o primeiro observador não-governamental brasileiro a partir de 1984. Em 1999 coordena a proposta de criação da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, decretada em setembro de 2000.

CIB (Comissão Internacional da Baleia)[editar | editar código-fonte]

Em 1997, Truda torna-se membro regular da delegação oficial do Brasil à Comissão Internacional da Baleia (CIB), tendo ocupado as posições de Chefe da Delegação Científica e Vice-Chefe da Delegação Plenária àquele organismo multilateral, esta até agosto de 2009, quando foi removido de sua função oficial como retaliação política a sua campanha contra a desastrosa política ambiental do (des)governo Lulla. Coordenou também para o governo brasileiro a redação da proposta do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, ora em exame na CIB, e de criação do Santuário Nacional de Baleias e Golfinhos, decretado em 2008.

Truda foi ainda membro do Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos do IBAMA desde sua criação, em 1994.

Divers for Sharks[editar | editar código-fonte]

Em 2010, Truda junta-se ao empresário e mergulhador Paulo Guilherme "Pinguim" para fundar o projeto Divers for Sharks - Mergulhadores pelos Tubarões visando mobilizar a comunidade internacional do Mergulho pela conservação desses animais essenciais ao equilíbrio ecológico dos oceanos e hoje muito ameaçados pela pesca predatória. A campanha hoje conta com mais de 150.000 apoiadores em 85 países e obteve vitórias significativas na restrição à pesca de tubarões no Brasil e contra o tráfico internacional de suas barbatanas para a famigerada "sopa de barbatana" na China e outros países asiáticos.

Instituto Augusto Carneiro[editar | editar código-fonte]

Em 2011 ambientalistas veteranos do sul do Brasil unem-se para criar uma instituição capaz de dar seguimento à obra de Augusto César Cunha Carneiro, um dos maiores ativistas ambientais do país (falecido em 2014 - veja artigo na lista abaixo, Um Carneiro no País das Ovelhas). Truda tornou-se Vice-Presidente do Instituto Augusto Carneiro e principal responsável pela projeção internacional de sua atuação, em reuniões de tratados de relevância ambiental e em programas de colaboração com outras instituições em países como Argentina, Chile, Uruguai, Austrália e Federação dos Estados da Micronésia, onde atua junto ao Manta Ray Bay Resort - Yap Divers para promover o Mergulho recreativo como ferramenta de conservação das raias-manta residentes e do ambiente marinho. Em 2015 Truda Palazzo coordenou a cooperação entre o Instituto e os voluntários de uma nova ONG no Rio Grande do Sul que ajudou a fundar, o Instituto Oceano Vivo, para desenvolver o monitoramento e a promoção do turismo de observação de baleias na costa gaúcha. Em 2018 participou junto com a dra. Sylvia Earle de iniciativa junto ao Presidente Temer o Ministro Sarney Filho para a criação de grandes Áreas Protegidas oceânicas no Brasil.

Livros Publicados[editar | editar código-fonte]

Truda Palazzo é um escritor prolífico, agregando a seus inúmeros artigos científicos e de divulgação uma série de livros sobre conservação da Natureza; são os seguintes em ordem cronológica (vide os links para download gratuito ou aquisição):

  • [1] A Caça de Baleias no Brasil (Ed. AGAPAN, 1983, em co-autoria com L.A. Carter)
  • Manual de Reflorestamento do Estado de Rio Grande do Sul (Ed. da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, 1984, em co-autoria com Maria do Carmo Both)
  • [2] Guia dos Mamíferos Marinhos do Brasil (Ed. SAGRA, 1988, em co-autoria com Maria do Carmo Both, o primeiro guia sobre esses animais publicado no Brasil)
  • SOS Baleia (Ed. Sulina, 1989,m em co-autoria com Miriam Palazzo)
  • A Natureza no Jardim: Um Guia Prático de Jardinagem Ecológica e Recuperação de Áreas Degradadas (Ed. SAGRA, 1988, em co-autoria com Maria do Carmo Both, atualmente em sua quinta edição)
  • Flora Ornamental Brasileira: Um Guia para o Paisagismo Ecológico (Ed. SAGRA, 1989, em co-autoria com Maria do Carmo Both)
  • Mamíferos Marinhos do Sul do Brasil (Ed. Mares do Sul, 1996, em co-autoria com Marcelo Ruschel e P.A.C. Flores)
  • Santuário de Baleias no Sul do Brasil (Ed. Letras Brasileiras, 2001, em co-autoria com Marcelo Ruschel e P.A.C. Flores)
  • [3] Atlântico Sul: um Santuário de Baleias (Ed. Fundação mamíferos Aquáticos/IBAMA, 2006)
  • Projeto Baleia Franca: 25 Anos de Pesquisa e Conservação (Ed. IWC/Brasil, 2007)
  • [4] SOS Baleias (Ed. Armazém Digital, 2011, edição revisada e atualizada da obra de 1989)
  • [5] Naufrágios e Mergulhos: Fernando de Noronha, Recife e Maceió (Ed. CulturaSub, 2011, em co-autoria com Fernando Clark)
  • [6] Conservação da Natureza: E Eu Com Isso? (Ed. REMA/Fundação Brasil Cidadão, organizador e co-autor), 2012.
  • Abrolhos. (Ed. CulturaSub, com vários co-autores), 2014.
  • Amazônia: Paraíso das Águas (Ed. Cultura Sustentável, em co-autoria com Fernando Clark), 2016.

Reconhecimento pelas Ações de Conservação[editar | editar código-fonte]

Por sua atuação em defesa da Natureza, Truda recebeu o reconhecimento de diversas instâncias. Em 1984 recebe o WhaleSaver Certificate da Connecticut Cetacean Society, EUA; em 1985 o Diploma de Mérito Cívico concedido pela Liga da Defesa Nacional; em 1986, o título de Protetor do Verde Público outorgado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre; em 1988, o Prêmio Pieter Oyens do WWF, o título de Cidadão Honorário de Fernando de Noronha e a Medalha do Cinquentenário dos Parques Nacionais Brasileiros. Em 2001 recebe o título de Cidadão Honorário de Imbituba, sede do Projeto Baleia Franca. Em 2002 é convidado pela Fundação Avina, instituição que apóia lideranças sociais e ambientais na América Latina, a integrar seu rol de líderes-parceiros. Em 2005, após auxiliar na constituição do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca, é unanimemente eleito como Conselheiro Honorário no mesmo. Em 2014, é nomeado Embaixador Cultural e Ambiental de Yap, na Federação da Micronésia, pelo Manta Ray Bay Resort/Yap Divers, com quem colabora na conservação das raias-manta e da inestimável riqueza de vida daquela região. Em 2019 recebe o Prêmio Nacional de Conservação Marinha do Aquário do Rio de Janeiro, juntamente com o fundador do Projeto TAMAR, Guy Marcovaldi. Atualmente, serve ainda como membro do Grupo de Especialistas em Áreas Protegidas e Turismo da IUCN - União Mundial para a Conservação, bem como da sua Força-tarefa de Mamíferos Marinhos e Áreas Protegidas.

A expulsão de Truda, inclusive com violência física contra sua família, do Projeto Baleia Franca, que passou a ser administrado por empresários e políticos sem qualquer compromisso com a conservação, recebeu ampla cobertura da mídia nacional e repúdio amplo no meio ambientalista brasileiro (vide p. ex. http://www.ecodebate.com.br/2009/08/08/um-encrenqueiro-a-menos-no-front-ambiental-artigo-de-marcos-sa-correa/). Mesmo assim, Truda continua sua atuação - classificada elogiosamente de "encrenqueira" pelo grande jornalista ambiental Marcos Sá Corrêa - na defesa intransigente da Natureza.

ENTREVISTAS[editar | editar código-fonte]

Em 2006, entrevistado pelo Museu da Pessoa, em uma entrevista intitulada “Salvando baleias”, José Truda Palazzo Júnior falou sobre vários assuntos, como as memórias da adolescência; o interesse pela leitura e ambientalismo; a evolução e as dificuldades enfrentadas na luta pela defesa das baleias. Durante a entrevista, Truda afirmou "no fundo, o que faz a diferença na conservação da natureza é a iniciativa individual. Se você juntar duas ou três pessoas que tiverem uma boa estratégia, você move o mundo.”[7]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Vídeos[editar | editar código-fonte]

  • Entrevista a Mario Mantovani para a TV Frente Parlamentar Ambientalista
  • Entrevista ao programa de TV FIscais da Natureza sobre Mergulho e Conservação
  • José Truda e Paulo Guilherme "Pinguim" falam sobre a CoP12 da Conferência sobre Diversidade Biológica - 2014
  • [16] Entrevista de José Truda à Oceania TV, Palau - 2015.
  • José Truda entrevista Guilherme Dutra, Diretor da Conservation International Brasil, no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação - 2015
  • José Truda entrevista Henrique Horn Ilha, Chefe da Estação Ecológica do Taim, no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação - 2015
  • José Truda entrevista João Lara Mesquita, Editor do Blog Mar Sem Fim, no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação - 2015
  • Palestra de José Truda na abertura do evento de lançamento da campanha pelo Santuário de Baleias do Atlântico Sul -12 de agosto de 2016

Artigos de José Truda disponíveis na Web[editar | editar código-fonte]

  • [17] The Brazilian Right Whale Project - 1987
  • [18] ECO-92: Esperança ou Engodo? - 1992
  • [19] 1992: Retrocesso, Farsa e Covardia - 12/1992
  • [20][ligação inativa] A Tragédia da Mata Atlântica (co-autoria de Augusto Carneiro) - 1993
  • [21] Parques, Reservas e a Farsa do Bom Selvagem - 12/1993
  • [22] Brasil se Prostitui por Mogno na CITES - 01/1995
  • [23] Carta Aberta a um Sarney Ambientalista - 20/01/1999
  • [24] Whose Whales? Developing Countries and the Right to Use Whales through Non-Lethal Means - 1999
  • [25][ligação inativa] O Jardim da Subversão - 04/10/2004
  • [26][ligação inativa] Dilma e as Árvores - 04/11/2004
  • [27] Bombardeando a Natureza - 16/12/2005
  • [28][ligação inativa] Áreas ou Prefeitos de Risco? 27/01/2006
  • [29][ligação inativa] Hora de Aacabar com o Mensalão dos Oceanos - 24/05/2006
  • [30][ligação inativa] Desgraçados e Fantasiados - 08/06/2006
  • [31][ligação inativa] A Usina dos Assassinos - 04/08/2006
  • [32][ligação inativa] Abaixo a Invasão dos Latifúndios! 27/10/2006
  • [33][ligação inativa] Qué Ecoturismo me Hablas? - 17/12/2006
  • [34] Conservação da Biodiversidade no Brasil: Desafios para a Sociedade - 2007
  • [35] Conservação Marinha no Brasil: Desafios e Oportunidades - 2007
  • [36] El Área de Proteccion Ambiental de la Ballena Franca, Brasil - 09/2007
  • [37] Políticas, Políticos e o Atraso do Brasil: Energia - 25/08/2009
  • [38] O Silêncio dos Indecentes (Parte I) - 03/08/2009
  • [39] O Silêncio dos Indecentes (parte II) - 10/08/2009
  • [40] A Gritaria dos Indecentes - 24/08/2009
  • [41][ligação inativa] Atraso do Brasil: Cidades Insustentáveis - 21/09/2009
  • [42] Dilma, a Bruxa do Clima, ou: Donde Fica as Mardiva? - 30/10/2009
  • [43] A Villa, o Verde e a Vida - 2010
  • [44] Passeio em Copenhague, ou a Olim-piada dos Insensatos - 07/11/2009
  • [45] Comissão do Atum Não Vale um Pum - 18/11/2009
  • [46] Parques e Reservas: Visitação Não, Depredação Sim - 04/12/2009
  • [47] Minc-gana que Eu Gosto - 29/12/2009
  • [48] Copenhague a Angra? os Assassinatos do Des-Governo - 04/01/2010
  • [49] O Ataque dos Bananeiros Armamentistas - 17/03/2010
  • [50] A Canoas do PT na Contramão da HIstória - 29/03/2010
  • [51] O Burro e a Perereca - 05/04/2010
  • [52] Lullismo Internacional, um Desastre Ambiental - 05/05/2010
  • [53] Estupro à Luz do Dia - 08/08/2010
  • [54] Queima Brasil: LuLLa e Dilma no Pulmão - 19/09/2010
  • [55] A Natureza Não Aguenta Mais Neutralidade - 27/10/2010
  • [56] Consumismo, Ambientalismo e a Eleição - 10/11/2010
  • [57] Tubarões no Limite - 08/12/2010
  • [58] Sobre Prostituição e Peixes - 26/02/2011
  • [59] O Mato e Os Veados - 08/07/2011
  • [60][ligação inativa] Baleias: Mais Perto da Proteção Total - 05/08/2011
  • [61] Gabriel, o Bispo e os Tubarões - 07/01/2013
  • [62] Crime Continuado e Silencioso contra a Biosfera (co-autorando Millos Stringuini) - 11/02/2011
  • [63] - Um Zoológico Disputado por Dois Bandos de Burros - 18/02/2011
  • [64] Em Liquidação: Tubarões, Elefantes e Ursos - 04/03/2013
  • [65] Segredos Públicos e o "Politicamente Correto" a Favor do Extermínio - 06/03/2013
  • [66] A Semana em que Rousseau Matou o Urso - 08/03/2013
  • [67] Tartarugas na Lixeira e Elefantes nas Montanhas - 11/03/2013
  • [68] Supostos Parceiros Jogam Bola nas Costas do Brasil - 13/03/2013
  • [69] Tubarões: Uma Conquista Árdua e Frágil na CITES - 12/03/2013
  • [70] As Baleias do Vigário, ou: Como Por no Lixo um Santuário - 27/08/2014
  • [71] Um Carneiro no País das Ovelhas - 10/04/2014
  • [72] YAP - Mergulhando no Paraíso das Mantas - 26/05/2014
  • [73] O Futuro das Baleias e o Teatro do Absurdo - 15/09/2014
  • [74] União Europeia e os EUA Endossam Assassinos de Baleias - 22/09/2014
  • [75] Brasília, Olhe para o Mar e o Proteja da Degradação - 29/09/2014
  • [76] Uma Convenção, Muita Conversação e Pouca Biodiversidade (o título está errado na página web) - 22/10/2014
  • [77] Ilhas do Pacífico: Esperança para a Biodiversidade Marinha - 12/01/2015
  • [78] Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas - 31/03/2015
  • [79] O Solar Impulse, a Mandioca e a Economia do Atraso - 07/07/2015
  • [80] Uma Agenda Ambiental para o Desenvolvimento (em co-autoria com João Lara Mesquita) - 18/06/2016
  • [81] CITES 2016: Novo Embate entre Traficantes e Conservação - 25/09/2016
  • [82] O Genocídio do Supérfluo: Circo dos Horrores no Tráfico de Fauna - 28/09/2016
  • [83] CITES is a Conservation Organization, NOT a Trade Organization - 02/10/2016
  • [83] Brasil do Mar Vazio (em co-autoria com João Lara Mesquita - 27/10/2017
  • [84] Qual o Legado de Um Presidente? (em co-autoria com João Lara Mesquita) - 25/11/2017