Jotunheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jotunheim
Gigante Skrymir e Thor
Reino dos jotuns (gigantes)
Portal da Mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, Jotunheim ou Jötunheimr é o mundo dos gigantes[1] [2] [3] (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns). A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving). A cidade principal de Jotunheim é Utgard. Gastropnir, lar de Menglod; e Thrymheim, repouso de Tiazi, eram ambos lugares situados em Jotunheim, que era governado pelo rei Thrym.

Jotunheimen é também o nome de uma cadeia de montanhas na Noruega. O pico mais elevado das montanhas, Galdhøpiggen (6517 metros), é também o lugar mais alto da Escandinávia e um dos locais em que se registra algumas das mais baixas temperaturas na superfície terrestre.

No desenho animado «The Amazing World of Gumball», há uma personagem denominada senhora Jotunheim, que é a mão protetora de um gigante chamado Hector, o que pode ser interpretado como uma referência ao mundo mitológico.

Referências

  1. JOTUNHEIM, LAR DOS GIGANTES DO GELO http://cultura.culturamix.com/historia/jotunheim-lar-dos-gigantes-do-gelo Página visitada em 2 de novembro de 2011
  2. http://cultura.culturamix.com/historia/jotunheim-lar-dos-gigantes-do-gelo Jotunheim jotunheim:lar dos gigantes do gelo Página visitada em 15/10/2011
  3. Jotunheim Jotunheim. Visitado em 2 de novembro de 2011.