Jovem Pan FM Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jovem Pan 2 FM Porto Alegre)
Ir para: navegação, pesquisa
Jovem Pan FM Porto Alegre
{{{alt}}}
Norte Sul Radiodifusão Ltda
País  Brasil
Frequência(s) 97.5 MHz
Sede Porto Alegre, RS
Slogan A número 1 do Brasil
Slogans locais:
A experiência do rádio na sua máxima sensação
Exerça seu direito de escolha
Fundação 1976 (Universal FM)
1997 (Rede Jovem Pan 2)
Extinção 31 de março de 2014
Pertence a Rede Pampa de Comunicação
Proprietário Otávio Dumit Gadret
Género Música
Afiliações Jovem Pan 2 FM
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYD 560
Nome(s) anterior(es) Rádio Universal FM

A Rádio Jovem Pan 97,5 FM Porto Alegre foi uma estação de rádio FM localizada na cidade de Porto Alegre. Transmitia integralmente a programação da Jovem Pan 2 FM de São Paulo,foi a principal afiliada da rede. Competia por liderança no segmento jovem com a Rede Atlântida e outras rádios jovens na região.

Foi extinta à 00:02 de 1º de abril, dando lugar para a Rádio Eldorado, que por sua vez, saiu dos 96,7 e deu lugar a Rádio Pampa para retransmissão no FM.

História[editar | editar código-fonte]

A Jovem Pan 2 FM foi inaugurada no dia 1º de julho de 1976, sob o comando de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Imediatamente, a Jovem Pan FM conquistou seu espaço especialmente pelas inovações que introduziu no universo das emissoras de frequência modulada, utilizando - como faz até hoje - os equipamentos mais modernos do mundo.

Tutinha investiu na Jovem Pan 2, com idéias novas que revolucionaram a rádio FM no Brasil. Desde a linguagem jovem até uma plástica que passou a ser uma referência para o bom gosto e para a própria modernidade do rádio no país.

Essa preocupação de estar sempre à frente de seu próprio tempo levou a Jovem Pan FM aos primeiros lugares de audiência, desde seu início até hoje, com um tom de irreverência inteligente, retratando situações que são repetidas em todo o território brasileiro, transformando a Jovem Pan numa marca de prestígio e sinônimo de rádio que sempre se inova.

Com a inauguração da Jovem Pan Sat, a Jovem Pan FM conquistou o país por meio de mais de 53 afiliadas. Atingindo especialmente o público jovem, que é seu alvo, com uma programação principalmente profissional, explorando o humor irreverente, alem de uma programação musical em total sintonia com o que de mais avançado existe no mundo atual.

Em Porto Alegre[editar | editar código-fonte]

A rádio surgiu em 1995, na frequência 100.5 MHz em parceria com a REDE CAPITAL DE COMUNICAÇÕES de São Paulo dona da 100,5 FM, (antes rádio 100.5 - O som da Terra) que tocava música sertaneja nos anos 80 e começo dos anos 90, e da Capital AM 840 que em 1997 foram vendidas para a Igreja Universal do Reino de Deus de Edir Macedo.

Com isso a Jovem Pan fechou contrato de afiliação com a Rede Pampa que primeiramente ocupou a frequência 104.1 (por apenas 6 meses) e em 1º de abril de 1997 passou para os 97.5 no lugar da tradicional Universal FM.

Recentemente índices de audiência constataram que a Jovem Pan está entre as maiores audiências de Porto Alegre, quase empatando com a rival Atlântida, sendo que desde outubro de 2010, ora lidera na audiência, ora empata em audiência. Isso fez com que a Rede Pampa fizesse campanhas maciças na rádio e promovendo slogans diferente da rede: "O Mundo pulsa na Pan", "A experiência do rádio na sua máxima sensação" e "Exerça seu direito de escolha.".

A frequência 100.5, após a saída da Jovem Pan, deu lugar para a popular CAPITAL FM, que durou poucos meses quando foi vendida para a Rede Aleluia da Igreja Universal do Reino de Deus.

A 104.1 é a atual 104 FM.

Existe uma afiliada Jovem Pan, em Osório, pertencente a outro grupo, na frequência 103.1.

A Jovem Pan em 97.5, ficava 24 horas em rede via satélite, tendo somente espaço para os breaks locais. Em 2 de junho de 2013 pela primeira vez desde a sua afiliação com a Jovem Pan, a Rede Pampa investe em programação local na Jovem Pan POA com a estreia do "Happy Hour", que acontece de segunda a sexta, a partir das 18hs. O programa conta com Cris Barth, apresentadora do Studio Pampa, da TV Pampa, Kleriton Vargas, Martin TJ, Pedro Fonseca e Adriano Domingues, onde são levadas várias prestações de serviço junto com entretenimento e humor. O programa foi extinto meses depois.

Extinção[editar | editar código-fonte]

A emissora encerrará a afiliação com a Jovem Pan no dia 31 de março. A notícia é oficial. Segundo informações a frequência poderá ocupar uma emissora jornalística e a rede entrou em contato com outras emissoras em Porto Alegre. Outro motivo seria a ausência de eventos e promoções locais, amplamente presentes em outras afiliadas da rede, mesmo tendo grande audiência no segmento jovem, liderando ou empatando com a sua principal concorrente, a Rádio Atlântida [1] . A partir de 1º de abril, no lugar da emissora jovem, entra no ar a Rádio Eldorado, saindo da frequência 96,7 e a cedendo para a Rádio Pampa, que ganhará um canal de retransmissão da tradicional AM.[2]

TV Pampa Porto Alegre.jpg

Locutores[editar | editar código-fonte]

Nota: estes locutores são da rede, em São Paulo

  • Alex Gonçalves
  • Banana
  • Bob Fernandez
  • Janaína Paiva
  • JB
  • Luciano Oliva
  • Murica
  • Ricardo Hill
  • Tina Roma

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências