Jovem Pan FM Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jovem Pan 2 FM Porto Alegre)
Ir para: navegação, pesquisa
Jovem Pan FM Porto Alegre
{{{alt}}}
Norte Sul Radiodifusão Ltda
País  Brasil
Frequência(s) 97.5 MHz
Sede Porto Alegre, RS
Slogan A número 1 do Brasil
Slogans locais:
A experiência do rádio na sua máxima sensação
Exerça seu direito de escolha
Fundação 1976 (Universal FM)
1997 (Rede Jovem Pan 2)
Extinção 31 de março de 2014
Pertence a Rede Pampa de Comunicação
Proprietário Otávio Dumit Gadret
Género Música
Afiliações Jovem Pan 2 FM
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYD 560
Nome(s) anterior(es) Rádio Universal FM

A Rádio Jovem Pan 97,5 FM Porto Alegre foi uma estação de rádio FM localizada na cidade de Porto Alegre. Transmitia integralmente a programação da Jovem Pan 2 FM de São Paulo,foi a principal afiliada da rede. Competia por liderança no segmento jovem com a Rede Atlântida e outras rádios jovens na região.

Foi extinta à 00:02 de 1º de abril, dando lugar para a Rádio Eldorado, que por sua vez, saiu dos 96,7 e deu lugar a Rádio Pampa para retransmissão no FM.

História[editar | editar código-fonte]

A Jovem Pan 2 FM foi inaugurada no dia 1º de julho de 1976, sob o comando de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Imediatamente, a Jovem Pan FM conquistou seu espaço especialmente pelas inovações que introduziu no universo das emissoras de frequência modulada, utilizando - como faz até hoje - os equipamentos mais modernos do mundo.

Tutinha investiu na Jovem Pan 2, com idéias novas que revolucionaram a rádio FM no Brasil. Desde a linguagem jovem até uma plástica que passou a ser uma referência para o bom gosto e para a própria modernidade do rádio no país.

Essa preocupação de estar sempre à frente de seu próprio tempo levou a Jovem Pan FM aos primeiros lugares de audiência, desde seu início até hoje, com um tom de irreverência inteligente, retratando situações que são repetidas em todo o território brasileiro, transformando a Jovem Pan numa marca de prestígio e sinônimo de rádio que sempre se inova.

Com a inauguração da Jovem Pan Sat, a Jovem Pan FM conquistou o país por meio de mais de 53 afiliadas. Atingindo especialmente o público jovem, que é seu alvo, com uma programação principalmente profissional, explorando o humor irreverente, alem de uma programação musical em total sintonia com o que de mais avançado existe no mundo atual.

Em Porto Alegre[editar | editar código-fonte]

A rádio surgiu em 1995, na frequência 100.5 MHz em parceria com a REDE CAPITAL DE COMUNICAÇÕES de São Paulo dona da 100,5 FM, (antes rádio 100.5 - O som da Terra) que tocava música sertaneja nos anos 80 e começo dos anos 90, e da Capital AM 840 que em 1997 foram vendidas para a Igreja Universal do Reino de Deus de Edir Macedo.

Com isso a Jovem Pan fechou contrato de afiliação com a Rede Pampa que primeiramente ocupou a frequência 104.1 (por apenas 6 meses) e em 1º de abril de 1997 passou para os 97.5 no lugar da tradicional Universal FM.

Recentemente índices de audiência constataram que a Jovem Pan está entre as maiores audiências de Porto Alegre, quase empatando com a rival Atlântida, sendo que desde outubro de 2010, ora lidera na audiência, ora empata em audiência. Isso fez com que a Rede Pampa fizesse campanhas maciças na rádio e promovendo slogans diferente da rede: "O Mundo pulsa na Pan", "A experiência do rádio na sua máxima sensação" e "Exerça seu direito de escolha.".

A frequência 100.5, após a saída da Jovem Pan, deu lugar para a popular CAPITAL FM, que durou poucos meses quando foi vendida para a Rede Aleluia da Igreja Universal do Reino de Deus.

A 104.1 é a atual 104 FM.

Existe uma afiliada Jovem Pan, em Osório, pertencente a outro grupo, na frequência 103.1.

A Jovem Pan em 97.5, ficava 24 horas em rede via satélite, tendo somente espaço para os breaks locais. Em 2 de junho de 2013 pela primeira vez desde a sua afiliação com a Jovem Pan, a Rede Pampa investe em programação local na Jovem Pan POA com a estreia do "Happy Hour", que acontece de segunda a sexta, a partir das 18hs. O programa conta com Cris Barth, apresentadora do Studio Pampa, da TV Pampa, Kleriton Vargas, Martin TJ, Pedro Fonseca e Adriano Domingues, onde são levadas várias prestações de serviço junto com entretenimento e humor. O programa foi extinto meses depois.

Extinção[editar | editar código-fonte]

A emissora encerrou a afiliação com a Jovem Pan no dia 31 de março. À 00:02 de 1º de abril, no lugar da emissora jovem, entra no ar a Rádio Eldorado, saindo dos 96,7, que saiu cedendo a frequência para a Rádio Pampa, que ganha um canal de retransmissão da tradicional AM.[1] Outro motivo seria a ausência de eventos e promoções locais, amplamente presentes em outras afiliadas da rede, mesmo tendo grande audiência no segmento jovem, liderando ou empatando com a sua principal concorrente, a Rádio Atlântida [2] .

A Jovem Pan, desde a notícia da desfiliação da rede, já está procurando uma nova afiliada em Porto Alegre. As mais prováveis são 94.9 (Ipanema FM, do Grupo Bandeirantes), 99.9 (Novo Tempo FM), 100.5 (Rádio Aleluia, da IURD) e 106.3 (Rádio Aliança).

Sede da Rede Pampa de Comunicação, em Porto Alegre

Locutores[editar | editar código-fonte]

Rede[editar | editar código-fonte]

  • Alex Gonçalves
  • Banana
  • Bob Fernandez
  • Janaína Paiva
  • JB
  • Luciano Oliva
  • Murica
  • Ricardo Hill
  • Tina Roma

Locais[editar | editar código-fonte]

  • Cristina Barth
  • Klériton Vargas
  • Adriano Domingues
  • Martin TJ
  • Pedro Fonseca

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências