Jovem Pan FM Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jovem Pan 2 FM Porto Alegre)
Ir para: navegação, pesquisa
Jovem Pan FM Porto Alegre
{{{alt}}}
Norte Sul Radiodifusão Ltda
País  Brasil
Frequência(s) 100,5MHz (1995) - 104,1MHz (1997) - 97,5MHz (1997-2014)
Sede Porto Alegre, RS
Slogan A número 1 do Brasil
Fundação 1976 (Universal FM)
1997 (Rede Jovem Pan Sat)
Pertence a Rede Pampa de Comunicação
Proprietário Otávio Dumit Gadret
Género Música
Afiliações Jovem Pan 2 FM
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYD 560
Nome(s) anterior(es) Rádio Universal FM

A Rádio Jovem Pan 2 FM 97,5 de Porto Alegre foi uma estação de rádio FM localizada na cidade de Porto Alegre, RS.Transmitia integralmente a programação da Jovem Pan 2 FM de São Paulo,era uma das principais afiliadas da rede. Competia diretamente pela liderança no segmento jovem com a Rádio Atlântida FM,pertencente ao Grupo RBS e outras rádios jovens na região.

A Rádio Jovem Pan 2 operou em Porto Alegre durante 19 anos, de 1995 a 2014.

E também foi a segunda rádio mais lembrada no segmento rádio FM no Top of Mind de 2014, mesmo depois de ter saído do ar.

História[editar | editar código-fonte]

A Jovem Pan 2 FM foi inaugurada no dia 1º de julho de 1976, sob o comando de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, imediatamente, a Jovem Pan 2 conquistou seu espaço especialmente pelas inovações que introduziu no universo das emissoras de frequência modulada, utilizando - como faz até hoje - os equipamentos mais modernos do mundo.

Tutinha investiu na Jovem Pan 2, com ideias novas que revolucionaram a rádio FM no Brasil. Desde a linguagem jovem até uma plástica que passou a ser uma referência para o bom gosto e para a própria modernidade do rádio no país.

Essa preocupação de estar sempre à frente de seu próprio tempo levou a Jovem Pan 2 aos primeiros lugares de audiência, desde seu início até hoje, com um tom de irreverência inteligente, retratando situações que são repetidas em todo o território brasileiro, transformando a Jovem Pan numa marca de prestígio e sinônimo de rádio que sempre se inova.

Com a inauguração da Rede Jovem Pan Sat, a Jovem Pan 2 conquistou o país por meio de mais de 53 afiliadas. Atingindo especialmente o público jovem, que é seu alvo, com uma programação principalmente profissional, explorando o humor irreverente, alem de uma programação musical em total sintonia com o que de mais avançado existe no mundo atual.

Em Porto Alegre[editar | editar código-fonte]

A rádio surgiu em 1995, na frequência 100,5 MHz em parceria com a Rede Capital de Comunicações de São Paulo, dona da 100,5 FM, (antes Rádio 100.5 FM - O Som da Terra). Em 1997 foi rescindido o contrato de afiliação.

Com isso, a Jovem Pan 2 fechou contrato de afiliação com a Rede Pampa de Comunicação que a partir de 1° de abril de 1997 ocupou a frequência 104,1 (por apenas 4 meses)e em 1º de agosto de 1997 passou para os 97,5 no lugar da rádio Universal FM.

Índices de audiência constataram que a Jovem Pan 2 estava entre as maiores audiências de Porto Alegre, quase empatando com a rival Atlântida, do Grupo RBS, sendo que desde outubro de 2010, ora lidera na audiência, ora empata em audiência. Isso fez com que a Rede Pampa fizesse campanhas maciças na rádio e promovendo slogans diferentes da rede: "O Mundo pulsa na Pan", "A experiência do rádio na sua máxima sensação" e "Exerça seu direito de escolha.".

A frequência 100,5 após a saída da Jovem Pan 2, deu lugar para a popular Capital FM, que durou poucos meses quando foi arrendada para a Rede Aleluia da Igreja Universal do Reino de Deus.

A frequência 104,1 é a atual 104 FM.

Existe uma afiliada da Jovem Pan FM em Osório (RS), pertencente a outro grupo, na frequência 103,1 MHz.

Também há outra afiliada da Jovem Pan FM em Venâncio Aires (RS), pertencente a outro grupo, na frequência 90,5 MHz.

A Jovem Pan 2 em 97,5 ficava 24 horas em rede via satélite, tendo somente espaço para os breaks locais, diferente de quando operava em 100,5 quando tinha programação local, entre 1995 e 1997 com locutores proprios da afiliada.Em 2 de junho de 2013 pela primeira vez desde a sua afiliação com a Jovem Pan 2, a Rede Pampa investe em programação local na Jovem Pan POA com a estreia do "Happy Hour", que acontecia de segunda a sexta, a partir das 18hs. O programa contava com Cris Barth, apresentadora do Studio Pampa, da TV Pampa, Kleriton Vargas, Martin TJ, Pedro Fonseca e Adriano Domingues, onde eram levadas várias prestações de serviço junto com entretenimento e humor. O programa foi extinto meses depois, por não seguir à risca as diretrizes da rede (tais como não executar músicas, jingles ou intervalos locais, sendo que os dois primeiros não tinham a padronização da rede). Anterior ao programa, a única atração local da emissora era a Unidade Móvel Jovem Pan, comandada nos últimos anos pelo comunicador Murica (atualmente na Rádio Eldorado FM, também da Rede Pampa).

Sede da Rede Pampa de Comunicação, em Porto Alegre

Fim das transmissões[editar | editar código-fonte]

A Rede Pampa decide descontinuar a transmissão da Jovem Pan 2 FM em Porto Alegre para dar lugar à transmissão da Rádio Pampa em FM além do AM em que já é transmitida, a exemplo das concorrentes Gaúcha, do Grupo RBS, e Guaíba, do Grupo Record.

A frequência ocupada pela Jovem Pan 2 nos 97,5 MHz, passa a ser ocupada pela Rádio Eldorado, que, por sua vez, deixa a frequência 96,7 MHz para a Rádio Pampa.

O último dia em que a Jovem Pan 2 de Porto Alegre esteve no ar foi 31 de março de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências