João II de Antioquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o patriarca ortodoxo siríaco de Antioquia de mesmo nome, veja João de Sedre.
 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja João II.

João II de Antioquia, dito Codonato, foi o patriarca de Antioquia entre 488 e 490 e novamente em 495,[1] um período marcado pela controvérsia monofisita que seguiu ao Concílio de Calcedônia. Ele era um monofisita e um presbítero deposto de Constantinopla[2].

História

João foi ordenado bispo por Pedro, o Pisoeiro, o antigo patriarca e líder monofisita em Antioquia, que o apontou para a sé de Apameia para estender o quanto possível o domínio monofisita na diocese. A população local o rejeitou e ele voltou para Antioquia onde, em 477, a queda de Basilisco levou Pedro consigo. Aproveitando-se da confusão, João tomou para si o título de patriarca, mas manteve-se no poder por apenas três meses, até que foi deposto num sínodo convocado com este objetivo.

Depois dele reinaram Estevão II, Estevão III e Calandiono até que, por volta de 488, ele foi novamente eleito patriarca pelos bispos orientais. Porém, ele foi novamente deposto por causa de uma declaração do papa Simplício contra ele. Acácio de Constantinopla, que tinha condenado-o anteriormente, o indicou para bispo da cidade de Tiro.[2]

Ele participou do Concílio de Tiro em 514, liderado pelo líder monofisita Severo de Antioquia.[3]

Ver também

Precedido por
Pedro
Calandiono
Bispo de Antioquia
488 - 490
495
Sucedido por
Estevão II
Paládio

Referências

  1. «Greek Orthodox and Syrian Orthodox Patriarchs of Antioch» (em inglês). Spirit Restoration. Consultado em 1 de janeiro de 2012 
  2. a b William Smith, Henry Wace, ed. (20 de setembro de 2004). A Dictionary of Christian Biography, Literature, Sects and Doctrines N to S. Petrus (10) (em inglês). 7. [S.l.]: Kessinger Publishing. 800 páginas. Consultado em 1 de janeiro de 2012  Verifique data em: |ano= / |data= mismatch (ajuda)
  3. "Tyre" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.