João Zápolya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Zápolya

João Zápolya (János Zápolya ou Szapolyai, em húngaro) (*Szepesvár, 1487 — †Szászebes, 22 de julho de 1540) foi aclamado rei da Hungria em 1526 por parte da nobreza húngara, em oposição a Fernando I de Habsburgo, que também reivindicou o trono daquele país em 1526.

Após a batalha de Mohács e a conseqüente morte do Rei Luís II, o Império Otomano conquistou a maior parte da Hungria, o que levou os Habsburgos a disputar com os otomanos o controle do restante do país. Zápolya, de uma linhagem de senhores feudais e que se havia tornado voivoda da Transilvânia em 1511, fez-se eleger rei da Hungria por uma dieta reunida em Székesfehérvár, em 10 de novembro de 1526, com o apoio de parte da grande nobreza e dos pequenos nobres do país. Este grupo de nobres era contrário a que um soberano estrangeiro fosse eleito rei da Hungria - especificamente, Fernando I. Posteriormente, o próprio Sultão Solimão, o Magnífico passou a apoiar a reivindicação de João ao trono.

Fernando, marido da irmã de Luís II, considerava-se o herdeiro natural do trono húngaro, e também se fez eleger rei da Hungria em Pozsony, em dezembro de 1526. Com a vitória do exército do Sacro Império sobre as tropas de João na batalha de Tokaj, em 27 de setembro de 1527, e a deserção de parte da nobreza húngara - inclusive o novo voivoda da Transilvânia - para o lado de Fernando, este é coroado rei da Hungria em 3 de novembro de 1527.

Assim, em 1528, João aceitou o auxílio turco e logrou reconquistar a planície húngara e a Transilvânia. A associação de João com os turcos causou comoção e terminou por favorecer a causa dos Habsburgos, que repeliram o ataque otomano a Viena em 1529. Os dois lados - Habsburgos e otomanos - celebraram então um acordo secreto (tratado de Nagyvárad) em 24 de fevereiro de 1538, segundo o qual tanto Fernando como João conservariam o título de rei da Hungria e manteriam os territórios que já controlavam. Ademais, João concorda em passar o território sob seu controle para os Habsburgos após a sua morte, reconhecendo Fernando como seu eventual sucessor no trono húngaro; mas quem terminou por sucedê-lo foi seu filho João Sigismundo Zápolya, nascido 15 dias antes da morte do pai.

Precedido por
Luís II
Rei da Hungria
15261540
Sucedido por
João Sigismundo Zápolya