Jr. Pac-Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jr. Pac-Man
Produtora Bally Midway
Editora(s) Bally Midway
Plataforma(s)
Data(s) de lançamento 1983
Gênero(s) Maze
Modos de jogo um jogador / dois jogador
Controles Joystick

Jr. Pac-Man é um jogo de arcade lançado em 1983 pela Bally Midway. É baseado em Pac-Man e seus derivados, mas não faz parte oficialmente da série Pac-Man, juntamente com a Baby Pac-Man , este jogo foi criado sem a autorização da Namco. Este foi um dos jogos que finalmente levou à rescisão da licença entre Namco e Midway.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade de Jr. Pac-Man é, em grande média, idêntica à de seus antecessores, com algumas diferenças. O labirinto é agora duas vezes a largura do ecrã, e possui uma câmera virtual à esquerda e à direita, por vezes, resulta nos fantasmas, sendo off-screen. Um total de sete labirintos são exibidos ao longo do jogo, e ao contrário dos jogos anteriores de Pac-Man, nenhum dos labirintos têm túneis que permitam passar de um lado para outro da tela.

Tal como nos jogos anteriores, prêmios e bônus aparecem em cada nível. Estes prêmios foram chamados de frutos em Pac-Man, mas nenhum dos prêmios deste jogo são frutos. Semelhante à Ms. Pac-Man, prêmios aparecem no meio do labirinto e vão saltitando por um determinado tempo. Se o prêmio não for comido antes de encontrar um ponto energizador, ambos são destruídos.

Existem também algumas outras diferenças: O personagem principal é Jr. Pac-Man (que usa um animado gorro hélice); Clyde, o fantasma laranja, agora é chamado de Tim, e os gráficos do jogo e os sons foram atualizados. O jogo gira da relação entre Jr. Pac-Man e Yum-Yum (aparentemente, a filha de Blinky).

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Entre os efeitos do estado não autorizado deste jogo, a única outra versão deste jogo foi lançada para o Atari 2600 em 1987. É geralmente considerado uma fiel porta do jogo de arcade, especialmente pelas limitações do console. Uma versão para o Atari 5200 foi quase concluída, mas nunca foi oficialmente lançada. As imagens deste jogo podem ser jogadas com um emulador. Uma versão para o Commodore 64, foi liberada, mas não mantêm o deslocamento da tela. Em vez disso, todo o labirinto foi mostrado de uma só vez.

Um jogo semelhante chamado Pac-Man 2: The New Adventures foi lançado como um mini-game na Sega Mega Drive, da versão de Pac-Man 2: The New Adventures, de 1994. Esta versão é um lançamento oficial da Namco e tem apenas uma passagem semelhante com Jr. Pac-Man, parecendo muito mais com Ms. Pac-Man.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.