Juan Pardo de Tavera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde julho de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Juan Pardo de Tavera, por El Greco

Juan Pardo Tavera (Toro, Zamora, 16 de Maio de 1472Valladolid, 1 de Agosto de 1545) foi um cardeal espanhol.

Formado em Leis e Teologia, sobrinho do bispo Diego de Deza, foi conselheiro da Inquisição espanhola e reitor da Universidade de Salamanca a princípios do século XVI. Em 1514 foi nomeado bispo de Cidade Rodrigo. Nesta época trabalhou perto da Corte de Carlos V e obteve de sua mão o bispado na diocese de Osma. Presidiu o Conselho de Castela e a Chancelaria de Valladolid.

Sua dedicação à Coroa permitiu-lhe chegar como arcebispo, à diocese de Santiago de Compostela, ao mesmo tempo em que presidia as Cortes de Toledo e as de Valladolid em 1525. Acedeu ao cardinalato em 1531 e três anos mais tarde foi transferido à arquidiocese primada de Toledo. Renunciou ao Conselho de Castela para se encarregar do posto de inquisidor-geral em 1539.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]