Juan de Ayolas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Juan de Ayolas Briviesca (Burgos, 1510? ou 1493? — Candelaria, Paraguai, 1538 foi um explorador espanhol.

Vindo à América como participante da expedição de Pedro de Mendoza que saiu da Espanha em 1535, acompanhou a fundação de Nuestra Señora del Buen Ayre em 1536 e foi o fundador do forte Corpus Christi, às margens do rio Paraná.

Ayolas é considerado o primeiro europeu a cruzar a região do Chaco, em busca da mítica sierra de la Plata, chegando até a atual Bolívia e aos territórios já conquistados por Francisco Pizarro no Peru. Faleceu no forte de Candelaria, fundado por ele, na ocasião de um ataque indígena.

A região da cidade de Assunção, capital do Paraguai, provavelmente foi visitada por Ayolas, a mando de Pedro de Mendoza, sendo a ele primeiramente atribuída a sua fundação; porém foi comprovado que o forte chamado Nossa Senhora de Assunção (Nuestra Señora de la Asunción) foi fundado em 15 de agosto de 1537 por Juan de Salazar de Espinosa de los Monteros, que foi à região justamente em busca de Ayolas.


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.