Juba & Lula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Juba & Lula foi um seriado de televisão exibido pela Rede Globo em 1989.

Após o encerramento de Armação Ilimitada no dia 8 de dezembro de 1988, a dupla Juba e Lula voltou à programação da Rede Globo com seu primeiro programa infantil Juba & Lula, que estreou no dia 5 de junho, sobrevivendo até o dia 28 de julho, com exibição de segunda à sexta-feira, às 17h00.

Ecologia, esporte e ação integravam a receita do formato do programa. Com duração de 50 minutos, o programa estreou no Dia Internacional do Meio Ambiente.

A dupla apresentava jogos, reportagens e aventuras num cenário construído na cidade cenográfica da Rede Globo em Guaratiba. O espaço era reservado para um auditório composto por uma arquibancada e um palco, que funcionava como a morada dos heróis. De lá, Juba e Lula conduziam competições variadas e contavam com a participação de 200 crianças a cada edição. Corridas de bicicletas, labirintos com obstáculos e uma pista de skateboard eram algumas atrações. Um computador Havaí, idealizado pelo diretor do programa Roberto Talma, participava das competições, dando informações necessárias sempre que a dupla de apresentadores solicitava.

O quadro "Você sabia?", era apresentado por um cãozinho animado desenhado por Ricardo Nauemberg. O cartoon tinha 2 entradas rápidas durante o programa e fornecia as mais variadas informações.

Era apresentada semanalmente uma aventura protagonizada pela dupla, em cinco capítulos, cada um com duração de 6 a 7 minutos, quando acaba cada programa. Além de Kadu Moliterno e André de Biase, também integravam o elenco Paulo César Pereio, Evandro Mesquita ( que também se encarregou dois roteiros ao lado de Régis Moreira ) e o computador Hawaii. Cada história contava ainda com participações especiais como Léo Jaime ( o mesmo das músicas do clássico Disney Oliver e Sua Turma ), Mariana de Moraes e Danielle Daumerie.

O programa foi escrito por 4 duplas de autores formadas por Ronaldo Santos/Charles Peixoto, Evandro Mesquita/Régis Moreira, Fausto Fawcett/Chacal e Yoya Rusth/Luís Carlos Góes, com direção de Roberto Talma, Jodele Larcher e Paulo Trevisan.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A dupla Juba & Lula "voltou" no seriado Malhação ( 2002 ), quando André de Biase e Kadu Moliterno se reencontraram no elenco da novela. No entanto, os personagens que desempenhavam nada tinham a ver com a série.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário da TV Globo - vol. 1: Dramaturgia & Entretenimento ( Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro )