Judaísmo reconstrucionista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Judaísmo Reconstrucionista)
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:

Judaísmo reconstrucionista é a denominação do judaísmo mais recente entre todas, fundada em 1922 pelo rabino Mordecai Kaplan (1881 - 1983) nos Estados Unidos. Este rabino, originalmente um rabino ortodoxo, desenvolveu o seu pensamento numa direcção mais liberal e contribuiu para a expansão deste movimento, que se caracteriza pelos seguintes princípios:

  • crença de que a autonomia individual geralmente se sobrepõe à lei e costume tradicional judaica, mas que ao mesmo tempo que considera que as práticas individuais devem ser tomadas no contexto do consenso comunal. Isto leva a uma posição um pouco mais tradicional do que o Judaísmo Reformista.
  • uma atitude positiva para com a cultura moderna.
  • a crença de que os estudos tradicional rabínicos, bem como os modernos estudos críticos académicos de textos são ambos métodos válidos.
  • um método não-fundamentalista de ensino dos princípios de fé judaicos, juntamente com a crença de que nenhum judeu é obrigado a aceitar todos ou algum dos princípios de fé.
  • A rejeição da crença de que os judeus sejam o povo escolhido, bem como a rejeição de todos os milagres e do teísmo.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.