Judi Dench

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Judi Dench
OBE DBE
Judi Dench
Judi Dench no BAFTA de 2007
Nome completo Judith Olivia Dench
Nascimento 9 de dezembro de 1934 (89 anos)
York, North Yorkshire, Inglaterra
Nacionalidade britânica
Atividade 1957 – presente
Cônjuge Michael Williams (1971 – 2001)
Oscares da Academia
Melhor Atriz Coadjuvante
1999 - Shakespeare in Love
Tonys
Melhor Atriz em Peça
1999 – Amy´s View
Globos de Ouro
Melhor Atriz em Filme - Drama
1998 – Mrs. Brown
Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme
2001 – The Last of the Blonde Bombshells
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz Secundária no Cinema
2001 – Chocolat
Melhor Elenco no Cinema
1999 - Shakespeare in Love
Prémios BAFTA
Melhor Atriz
2002 – Iris
1998 – Mrs. Brown
Melhor Atriz Coadjuvante
1999 - Shakespeare in Love
1989 – A Handful of Dust
1987 - A Room with a View
Novato em Filmes
1966 – Four in the Morning

Judith Olivia "Judi" Dench, CH, DBE (North Yorkshire, 9 de dezembro de 1934)[1] é uma premiada atriz britânica nascida na Inglaterra, vencedora do Óscar e do BAFTA. Quando tinha treze anos, entrou para a The Mount School, em York. Hoje, é patronesse da Friends' School Saffron Walden.

Em 1971, casou-se com o ator britânico Michael Williams, com quem teve uma filha, Tara Cressilda Williams (conhecida como "Finty Williams"), em 24 de Setembro de 1972. Sua filha tornou-se, mais tarde, atriz como a mãe. Judi estreou com o marido no sitcom inglês A Fine Romance. Michael Williams morreu de câncer no pulmão aos 65 anos, em 2001.

Dench recebeu muitas indicações e prémios pelas suas atuações em teatro, cinema e televisão; os seus prémios incluem seis BAFTA, seis Olivier Awards, dois Screen Actors Guild Awards, dois Globos de Ouro, um prémio da Academia, e um Tony Award. Ela também recebeu o BAFTA Fellowship (2001) e o Olivier Award Especial (2004). Ela foi feita uma OBE em 1970 e Dame of the British Empire (DBE), em 1998, pela rainha Elizabeth II pelos seus serviços às artes do espetáculo. Em 2005, foi nomeada uma Companion of Honour (CH). As muitas aparições de Dench na televisão incluem As Time Goes By e A Fine Romance. Tem dirigido peças, também.

Biografia

Filha de Reginald Arthur Dench e Olave, Judi Dench entrou aos treze anos para a "The Mount School", em York.

Recebeu seu treinamento profissional no Central School of Speech and Drama em Londres, e estreou como Ophelia em Hamlet em Liverpool, em 1957. Depois, foi aparecer em várias temporadas em Oxford e Nottingham. Em 1961, entrou para a Royal Shakespeare Company e fez muitas aparições em Stratford e Londres ao longo das próximas duas décadas, ganhando vários prêmios de melhor atriz.

Dench construiu uma boa reputação, de uma das melhores atrizes da história pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente por seu trabalho no teatro, seu maior forte em toda sua carreira. Também fez várias aparições no teatro West End e no National Theatre, ambos em Londres. Ganhou seis prêmios Laurence, considerado o "Oscar" do teatro britânico. Apareceu na Broadway, também, em Amy's Room.

No cinema, estreou com o filme britânico, "Four in the Morning", em 1965. Ao longo da sua carreira, recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em "Shakespeare in Love", de 1998, e indicada à estatueta seis outras vezes: cinco das quais como Melhor Atriz, pelas suas interpretações em "Mrs. Brown", de 1997; "Iris", de 2001; "Mrs. Henderson Presents", de 2005; "Notes on a Scandal", de 2006; " Philomena", de 2013 e uma nomeação de Melhor Atriz Coadjuvante em "Chocolat" de 2000. Pela Academia Britânica (BAFTA), já foi agraciada com 7 prémios de Melhor Atriz e indicada a mais outras 8 premiações.

Chegando aos setenta anos, Dench continua a grande jóia do teatro de Londres. É várias vezes comparada e contrastada com Maggie Smith, outra grande atriz britânica da mesma geração, com quem apareceu em vários filmes e no palco com Breath of Life, de David Hare.

Filmografia

Em James Bond

Em 1995, Judi interpretou o papel de M (Chefe do MI6) na série de filmes James Bond, aparecendo nos seguintes filmes:

Em 2004, Judi deu sua voz à personagem M para os jogos de videogame Everything or Nothing e GoldenEye: Rogue Agent. E em 2008 deu sua voz e aparência no jogo Quantum of Solace (jogo eletrônico)

Dench também emprestou a voz como narradora na atração Spaceship Earth (Epcot) desde 2007.

Discografia

  • A Midsummer Night Dream (1995) Com Felix Mendelssohn. Conduzido por Seiji Ozawa.

Referências

  1. «Judith Olivia Dench». 70anosdecinema.pro.br 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Judi Dench

Predefinição:Portal-cinema