Judite Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Judite de Sousa)
Ir para: navegação, pesquisa

Judite Fernanda de Jesus Rocha e Sousa ComM (Porto, Massarelos, 2 de Dezembro de 1960) é uma jornalista portuguesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de Joaquim de Sousa e de Fernanda Isabel da Rocha, Judite Sousa licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1987.

Tinha 18 anos quando se estreou no jornalismo, como repórter da RTP no Porto. Depois de se tornar pivot do Jornal da Tarde, é convidada para a redacção de Lisboa, vindo a notabilizar-se na apresentação do Telejornal. Sem deixar o trabalho de repórter, realizou várias deslocações ao estrangeiro, cobrindo acontecimentos como o Genocídio do Ruanda, em 1994; a ofensiva da Sérvia na Guerra dos Balcãs, em 1995, a Declaração Conjunta Luso-Chinesa, em 1999; a crise que se sucedeu o 11 de Setembro, no Paquistão, em 2001.

Em 2000 foi nomeada directora-adjunta de Informação da RTP, colaborando com José Rodrigues dos Santos. Ao mesmo tempo passou a apresentar Grande Informação, programa de análise política com a presença de Mário Soares. Em 2002, após a remodelação de Almerindo Marques, manteve-se como uma das principais figuras da informação do canal, tendo a seu cargo a Grande Entrevista, a que se seguiu Notas Soltas de António Vitorino.

Em 2011 deixa a RTP, anunciando a sua ida para a TVI, onde também é sub-directora de informação. Actualmente, para além deste cargo, apresenta o Jornal das 8 às sextas, sábados e domingos, neste último dia, modera também o comentário político do professor Marcelo Rebelo de Sousa. À segunda-feira, apresenta o programa Olhos nos Olhos, na TVI24, com Henrique Medina Carreira.

Na TVI fez a cobertura do Casamento de Guilherme de Gales e Catarina Middleton e do Casamento de Alberto II, Príncipe do Mónaco e Charlene Wittstock.

É Comendadora da Ordem do Mérito, distinção atribuída por Jorge Sampaio.

Tem um filho, André Sousa Bessa, do primeiro casamento. Foi casada com Fernando Seara, candidato derrotado nas eleições autárquicas de 2013 para a Câmara Municipal de Lisboa, entrando em processo de divórcio em 2013[1] .

Polémica[editar | editar código-fonte]

No dia 16 de Agosto de 2013, no Jornal das 8, Judite Sousa começou por entrevistar Lorenzo Carvalho, um cantor brasileiro milionário que está a viver em Portugal. A entrevista gerou polémica porque a jornalista confrontou e interrompeu o jovem com perguntas sobre a maneira como ele gastava o seu dinheiro, principalmente a quantia que gastou no seu 22º aniversário, com a presença da atriz, Pamela Anderson. Nas redes sociais, como no Facebook, milhares de pessoas defenderam o jovem e criticaram o profissionalismo de Judite[2] .

Judite Sousa já tinha sido criticada em anteriores entrevistas, nomeadamente pela entrevista ao candidato José Manuel Coelho do PTP às eleições presidenciais de 2011, após este ter pedido explicações pelo facto de não lhe ser permitido participar nos debates com os restantes candidatos. [3] [4]

Referências