Jugderdemidiyn Gurragcha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jügderdemidiin Gürragchaa

Jugderdemidiyn Gurragcha ou Gurragcha Sansar (em mongol: Жугдердемидийн Гуррагча; Gurvan-Bulak, 5 de dezembro de 1947) foi o primeiro cosmonauta mongol, o segundo asiático no espaço e Ministro da Defesa da Mongólia entre 2000 e 2004.

Gurragcha formou-se em engenharia aeroespacial em Ulan Bator, capital mongol, e entrou para a força aérea do país, fazendo carreira até o posto de major-general.

Selecionado para o programa espacial soviético Intercosmos, junto com outros oficiais de países satélites da antiga União Soviética, Gurragcha subiu ao espaço em 22 de março de 1981, a bordo da Soyuz 39, junto com o soviético Vladimir Dzhanibekov, para uma missão de sete dias em órbita da Terra, na estação espacial Salyut 6, onde realizaram diversas experiências científicas em gravidade zero.

Após seu vôo e antes de se tornar Ministro da Defesa mongol em 2000, trabalhou como chefe de um instituto científico de Ulan Bator.

Em 1997, após o fim da era comunista na Mongólia, o banimento da proibição de sobrenomes aos cidadãos mongóis e sem conseguir descobrir qual era seu nome original de família, Gurragcha escolheu Sansar como seu novo sobrenome, que em mongol significa “cosmos”.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre cosmonautas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.