Julián Herranz Casado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Julián Herranz Casado
Cardeal da Santa Igreja Romana
Presidente Emérito do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos

Presidente Emérito da Pontifícia Comissão Disciplinar da Cúria Romana


Título

Cardeal-diácono de Santo Eugênio
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e Nomeação
Ordenação Presbiteral 7 de agosto de 1955
Ordenação Episcopal 6 de janeiro de 1991
Nomeado Arcebispo 15 de dezembro de 1990
Cardinalato
Criação 21 de outubro de 2003 por João Paulo II
Brasão
Coat of arms of Julian Herranz Casado.svg
Lema DOMINE UT VIDEAM
Dados Pessoais
Nascimento EspanhaBaena, Córdoba, 31 de março de 1930 (84 anos)
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Julián Herranz Casado (Baena, Córdoba, 31 de março de 1930) é um Cardeal da Igreja Católica.

Doutor em Medicina com especialização em Psiquiatria e doutor em Direito Canônico. Foi admitido como membro da Prelazia do Opus Dei em 1949 e nela foi ordenado sacerdote em 7 de agosto de 1955, recebeu a ordenação episcopal em 6 de janeiro de 1991, como bispo titular de Vertara, na Basílica de São Pedro pelo Papa João Paulo II.

O Cardeal Herranz doutorou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona e pela Universidade de Navarra em 1958. É bacharel em Estudos Eclesiásticos pelo Colégio Romano da Santa Cruz e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, foi professor desta mesma disciplina na Universidade de Navarra.

Presidiu o Pontifício Conselho para a Interpretação dos Textos Legislativo da Cúria Romana desde 19 de dezembro de 1994, ocasião em que foi promovido a Arcebispo. Em 15 de fevereiro de 2007, por motivos de idade, o Papa Bento XVI aceitou a sua renúncia a este cargo. É ainda Presidente da Comissão Disciplinar da Cúria Romana desde 3 de dezembro de 1999. É considerado um dos maiores especialistas em Direito Canônico.

Por ocasião do Concílio Vaticano II colaborou na comissão que elaborou o Decreto Prebyterorum Ordinis. Por vinte e dois anos viveu próximo ao Fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá de Balaguer, que teve uma decisiva influência na sua vida. Foi criado Cardeal por João Paulo II no Consistório de 21 de outubro de 2003, Cardeal-Diácono da Basílica de Santo Eugênio em Roma.

É membro das seguintes Congregações da Cúria Vaticana: para a Doutrina da Fé; para os Bispos; para a Causa dos Santos; para a Evangelização dos Povos; para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos. Integra ainda o Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, o Pontifício Conselho para os Leigos e a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei. Participou em 2005 do Conclave que elegeu o Papa Bento XVI.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.