Julia von Hauke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Júlia von Hauke
Princesa de Battenberg
BASA-600K-3-435-1-Julia Hauke.jpeg
Julia von Hauke
Governo
Consorte Alexandre de Hesse-Darmstadt (1823-1888)
Casa Real Casa de Hesse-Darmstadt
Vida
Nascimento 12 de novembro de 1825
Varsóvia, Flag of Russia.svg Polónia, Império Russo
Morte 28 de outubro de 1895 (69 anos)
Hesse-Darmstadt, Flag of the German Empire.svg Alemanha
Filhos
Pai Hans Moritz von Hauke
Mãe Sophie la Fontaine

Julia Theresia van Hauke (12 de novembro de 182528 de outubro de 1895) foi a esposa do Príncipe Alexander de Hesse e do Reno(1823-1888), a mãe de Alexandre da Bulgária e uma ancestral das atuais gerações das famílias reais britânica e espanhola.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Julia nasceu na Varsóvia, no Reino da Polônia, então governada em união pessoal pelo Czar da Rússia Imperial. Ela era filha de Hans Moritz von Hauke (1775-1830) e de sua esposa, Sophie la Fontaine. Seu pai, um alemão, foi um militar que lutou na armada de Napoleão na Áustria, na Itália, na Alemanha e na Guerra Peninsular. Ele então trocou de lado, escolhendo lutar pelos russos. Em reconhecimento às suas habilidades, os Czar Nicolau I o apontou Vice Ministro de Guerra do Reino da Polónia, titulando-o conde.

Na revolta de 1830, organizada pelos cadetes da armada revolucionária, o Governador Geral da Polónia conseguiu escapar, mas o Conde von Hauke foi baleado pelos cadetes numa rua em Varsóvia. Sua esposa, chocada, morreu pouco tempo depois, e os filhos do casal foram feitos protegidos do Czar.

Júlia serviu como dama de companhia à Imperatriz Maria Alexandrovna, esposa do Czar Alexandre II e irmã do Príncipe Alexandre de Hesse e do Reno, seu futuro marido. Júlia e Alexandre se conheceram em São Petersburgo. Como o Czar não aprovava nenhum relacionamento amoroso entre seu cunhado e uma mera dama de companhia, o jovem casal resolveu fugir da corte de Moscovo. Eles se casaram em 28 de outubro de 1851, em Breslau, na Silésia prussiana (hoje Wrocław, na Polônia).

O status de Julia von Hauke não foi considerado à altura para reproduzir herdeiros qualificados para a sucessão do trono de Hesse e do Reno (Hesse-Darmstadt). Por conseguinte, o casamento foi declarado morganático. O irmão de seu marido, o Grão-duque Luís III de Hesse-Darmstadt, a titulou Condessa de Battenberg em 1851, com o estilo de Alteza Ilustríssima. Em 1858, ela foi titulada Princesa de Battenberg, com o estilo de Sua Alteza Sereníssima (um título não-real). Consequentemente, os filhos de Júlia e Alexandre foram feitos também Príncipes e Princesa de Battenberg, com o mesmo estilo.

Em 12 de maio de 1875, Julia converteu-se para o Luteranismo, abandonando a fé romana católica. Ela morreu no castelo de Heiligenberg, em Jugenheim, ao sul de Hesse.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Condessa Julia von Hauke (1825-1851)
  • Sua Alteza Ilustríssima Condessa Julia de Battenberg (1851-1858)
  • Sua Alteza Sereníssima Princesa Julia de Battenberg (1858-1895)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.