Julidinae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJulidinae
Corinae, Julidini
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Percomorphaceae
Clado: Euacanthomorphacea
Clado: Acanthomorphata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Labridae
Subfamília: Julidinae
Tribos e géneros
Ver texto.
Sinónimos
Hemigymnus fasciatus
Macropharyngodon bipartitus
Thalassoma trilobatum

Julidinae, sinónimo taxonómico de Corinae, é subfamília de peixes dos recifes de coral da família Labridae. Apesar de incluir uma grande diversidade de espécies, é por vezes considerada apenas uma tribo (sendo então denominada Julidini), naturalmente parafilética por incluir os Labrichthyini.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As espécies pertencentes ao grupo Julidinae caracterizam-se por ter um corpo cilíndrico ou comprimido lateralmente e um linha lateral contínua. Entre elas há espécies pequenas, com apenas 9 cm de comprimento, mas também espécies corpulentas, com comprimentos de até 1,2 m. Na porção frontal da mandíbula apresentam um ou mais pares de dentes alargados.

Os membros do grupo Julidinae alimentam-se de organismos bentónicos, maioritariamente invertebrados de carapaça dura e pequenos peixes. A maioria das espécies enterra-se na vasa ou na areia para dormir ou quando confrontada com situações perigosas. Todos os membros do grupo são reprodutores livres.

Sistemática[editar | editar código-fonte]

O grupo Julidinae é um grupo coroa da família Labridae e o grupo irmão de um táxon sem nome do grupo Novaculini e da espécie Cheilio inermis. A subfamília inclui as seguintes tribos e géneros:

Os géneros Coris e Halichoeres são provavelmente polifiléticos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Helmut Debelius, Rudie H. Kuiter: Lippfische. Ulmer Verlag, Stuttgart 2002, ISBN 3-8001-3973-1
  • Ewald Lieske, Robert F. Myers: Korallenfische der Welt, 1994, Jahr Verlag, ISBN 3-86132-112-2
  • M. W. Westneat, M. E. Alfaro: Phylogenetic relationships and evolutionary history of the reef fish family Labridae, Molecular Phylogenetics and Evolution 36 (2005) 370–390, PDF