Julie London

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Julie London (Santa Rosa, 26 de setembro de 1926 - Encino, 18 de outubro de 2000) foi uma cantora de jazz e atriz norte-americana.

Nascida Gayle Peck, iniciou a sua carreira artística no cinema nos anos 1940, bem antes de se tornar famosa como cantora.

Com uma beleza singular, atuou em mais de 20 filmes e fez grande sucesso contracenando com Gary Cooper em O Homem do Oeste (1958). Sua carreira de atriz de cinema e televisão durou mais de 35 anos.

Em 1955, gravou seu primeiro disco, Julie Is Her Name, que foi seguido de muitos outros. Célebre por sua voz sensual, foi a primeira intérprete da canção Cry Me a River, foi uma das artistas mais populares dos anos 1950, sendo considerada a melhor cantora dos Estados Unidos em 1955, 1956 e 1957, pela revista Billboard. Ao longo da sua carreira, gravou 32 álbuns. Entre os seus maiores sucessos, figuram as canções Cry Me A River (que fez parte do seu primeiro disco, gravado em 1955), Sway, Desafinado e Fly Me to the Moon. Intérprete versátil, gravou também Light My Fire, dos Doors e Yummy Yummy Yummy do grupo Ohio Express.


Em meados da Década de 1990,London sofreu um derrame,o que levou a metade da Década com saúde debilitada,e contribuiu para a sua morte em 18 de outubro de 2000.


Filmografia[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.