Julie White

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Julie White
Nascimento 4 de Junho de 1961 (53 anos)
San Diego, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Tony Award
Melhor Performance Principal de Atriz em um Teatro
IMDb: (inglês)

Julie White (4 de Julho de 1961) é uma atriz americana campeã do Tony Award conhecido pelo seu personagem secundário na sitcom da ABC Grace Under Fire.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Julie nasceu no Hospital Balboa Naval em San Diego, Califórnia, filha de Sue Jane, uma terapeuta, e Edwin White, um dentista [1] . Ela e sua família se mudaram para Austin, Texas, para morar em um rancho quando tinha três anos. Começou atuando em peças locais e tornou-se uma semi-profissional aos 16. No momento em que interpretou o papel principal em um musical, The Bakery’s Wife, o autor do show incentivou White a levar seu talento para Nova Iorque. Depois da graduação na escola secundária, seguiu seus próprios conselhos e deixou uma importante história na Universidade Fordham. É separada e tem uma filha, Alexandra.

Carreira[editar | editar código-fonte]

White teve uma fase prolífica de atriz, atuando no início em teatros regionais. Seus créditos incluem Absurd Person Singular, Money and Friends, Marvin’s Room, Largo Desolato e On the Verge. Estreou no Teatro Broadway com os espetáculos Lucky Stiff, The Stick Wife, Early One Evening, Just Say No, Over Texas e Spike Heels, que interpretou junto com Kevin Bacon e Tony Goldwyn. Apareceu em um show feminino, Theresa Rebeck’s Bad Dates, escrito especialmente para ela.

No Broadway, apareceu na produção de uma ganhadora do Prêmio Pulitzer, Wendy Wasserstein, The Heidi Chronicles. Em 2006, recebeu elogios pelo The Little Dog Laughed, de Douglas Carter Beane. Interpretou o papel de Diane, uma agente, que, como um crítico disse, é “uma Mephistopheles em Manolos” [2] . O show, que originalmente não era Broadway, o tornou por causa do elenco, que incluía o ator Tom Everett Scott, membro do elenco de Grace Under Fire. Julie ganhou o Tony Award de Melhor Performance Principal de Atriz em um teatro em 2007; foram nomeadas também Angela Lansbury, Vanessa Redgrave, Swoosie Kurtz e Eve Best (mencionada por muitos críticos como a favorita).

White teve o perfil mais elevado na televisão quando interpretou Nadine, a extravagante vizinha de Grace Under Fire. Apareceu nas três primeiras temporadas, mas deixou o show na última temporada, devido a conflitos com Brett Butler, a estrela do show.[3]

Posteriormente, fez várias aparições no seriado da HBO Six Feet Under como Mitzi Dalton-Huntley e no seriado da NBC Law & Order: Special Victims Unit como Dra. Anne Morella. Também apareceu em Desesperate Housewives como “Amanda” nas duas últimas temporadas, mas optou por ser um papel recorrente, por ser convidada a interpretar o papel de Diane. De acordo com White, o personagem pode em algum momento ser trazido de volta para o show[4] . Ela desempenha Judy Witwicky, mãe de Sam Witwicky, no filme Transformers (2007).

Apareceu no seriado da ABC Cavemen no Outono de 2007.

Em 2008, recebeu o Drama Desk Award pelo papel em From Up Here.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]