Julio Correa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Julio Correa
Nascimento Julio Correa Myzkowsky
30 de agosto de 1890
Assunção
Morte 14 de julho de 1953
Luque
Cidadania Paraguai
Ocupação poeta

Julio Correa (Assunção, 30 de agosto de 1890Luque, 14 de julho de 1953) foi um poeta paraguaio e fundador do teatro paraguaio em língua guarani. Filho de pai português, viveu na pobreza e foi considerado um rebelde. Deixou a escola muito jovem, começando a publicar seus poemas em 1926.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Correa nasceu em Assunção (Paraguai), em 30 de de Agosto de 1890. Seu avô materno, de sobrenome Myzkowsky, era polonês. Sua mãe, a paraguaia Amalia Mizcowsky, filha do coronel polonês Luis Mizcowsky; e, seu pai português Eleuterio Correa. Ele deixou a escola muito jovem. Ele começou a publicar seus poemas em 1926.

Incentivado pelo poeta Manuel Ortiz Guerrero, passa a escrever na seção "Dialoguitos callejeros" do jornal Guarani, de Facundo Recalde.

Sua criatividade explodiu com a Guerra do Chaco. Suas peças na língua guarani foram recebidas com grande sucesso e nelas se destacou como autor, ator e diretor. De 1934 a 1936, publica seus poemas na revista Guarania, de Natalicio González, que posteriormente passa a integrar o livro Cuerpo y Alma. Em 1947, ele foi preso por escrever. A guerra civil daquele ano teve um efeito negativo sobre o autor e ele caiu em decadência e desilusão. Ele foi confinado em um quinto, na cidade de Luque, onde morreu em 14 de Julho de 1953.[1][2][3]

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

De uma família abastada definhada pelos altos e baixos do pós-guerra de 1864 a 1870 e seu impacto na sociedade paraguaia de sua época, Correa é, sem dúvida, a expressão máxima em termos de criação do dramático paraguaio arte e maior expoente do teatro guarani, para mais do que um poeta inspirado de um corte social claro. Ele é descendente de portugueses. O pai lutou na guerra da Tríplice Aliança e, uma vez terminada a luta, ficou na terra de sua esposa, como tantos outros patrícios. Mais uma vez, o Paraguai veria se repetir o fenômeno da miscigenação colonial. O menino cresceu entre os povos de língua guarani, camponeses e operários, e a partir de então, começou a sentir seus desejos, a ver suas lutas titânicas para sobreviver. Quando se tornou homem, descobriu-se intérprete dessas pessoas, tanto no teatro quanto na poesia de ação social.[1][2][3]

Era amigo íntimo do escultor Rosário Erminio Blotta, cidadão honorário da República do Paraguai.

Sua família[editar | editar código-fonte]

Casado com Georgina Martínez, notável atriz, fundou uma companhia de teatro com a qual percorreu todos os cantos do Paraguai, levando sua mensagem de denúncia das injustiças geradas por latifúndios e fazendas improdutivas de tempos imemoriais e sua consequência lógica, a falta de terras para os camponeses e o assédio a que foram submetidos por parte dos patrões, capatazes e autoridades.[1][2][3]

Sua carreira[editar | editar código-fonte]

Walter Wey, um excelente e bem documentado pesquisador brasileiro, pinta um retrato maravilhoso do versátil Correa: “Quem não conhece e admira Julio Correa, poeta, dramaturgo, empresário, leiloeiro, empresário, contador de histórias e destilador número um da política e venenos literários? Talvez as vítimas, homens e mulheres que não foram respeitados pelo seu talento como improvisadores de versos satíricos, muitas vezes pornográficos, que nunca foram publicados, mas que todos sabem de cor. Ouça Correa recitá-los à roda, na esquina da rua Palma ou na quinta em Luque. Foi um dos mais belos espetáculos de nossa vida ... Por isso tem sofrido perseguições e não raro foi para a prisão, para saciar a vingança de seus inimigos. Enquanto isso, os aplausos e a admiração do povo o estimulam, e Julio Correa continua impenitente.

Foi o criador do teatro guarani, seu maior autor e provavelmente seu melhor ator. Com formidável intuição, sentiu que o maior problema do Paraguai era o da distribuição das terras, já que, como escreveu Justo Pastor Benítez, o paraguaio é um mero ocupante de sua própria terra.

Correa, percebendo essa verdade, tornou-se um campeão dessa luta, lutando contra os latifúndios estrangeiros e nacionais com enorme coragem. Em sua enorme casa em Luque, não vimos um único livro.

Julio Correa é um poeta sem cultura e, o que o torna mais interessante, sem o menor desejo ou preocupação em adquiri-la. Os poemas em língua espanhola que colecionou em 1945, sob o título Cuerpo y Alma, fecharam uma era e abriram um novo caminho, que será ampliado por Hérib Campos Cervera, com a introdução da "literatura de vanguarda".

Justamente es Campos Cervera, companheiro de geração de Correa, que completa esta visão do grande dramaturgo: "Correa continua a ser o grande criador de imagens do nosso meio social e dos nossos problemas; dramas da miséria, da terra, do sangue e dos ciúmes". Tragédias duras que nosso povo vive todos os dias, enquanto busca, apertando as mãos nas sombras, o caminho da liberdade. Nosso povo interpreta Correa desta forma: como um espelho de suas mais indeclináveis ​​esperanças; como intérprete de suas dores mais profundas e de suas alegrias mais profundas; caso contrário, o tipo de idolatria que inspira sua figura quando ele está em cena, no meio de seus outros monstros, não pode ser explicado. Porque Correa não se contentou em criar personagens; Ele também os incorpora desfrutando ou morrendo as intoxicações e as quedas morais de seus seres humanos. A imagem transfigurada de Julio assume todas as nuances que tem a paixão, toda a fúria do ódio, todos os benefícios da compaixão; sua voz treme ou amaldiçoa, ruge ou chora, ajustando-se à medida exata da sensação de que se veste com trajes de arte para sobreviver.[1][2][3]

Trabalho[editar | editar código-fonte]

A vasta produção dramática de Julio Correa inclui:

  • "Karai Eulogio" (Lord Eulogio)
  • "Ñane mba'era'y" (“O que não pode ser nosso”)
  • "Guerra aja" ("Durante a guerra")
  • "Tereho jevy fréntepe" ("Volte para a frente")
  • "Pleito rire" ("Após o processo")
  • "Péicha guarante" ("Como isto, nada mais")
  • "Sandía yvyguy" ("Melancia enterrada")
  • "Karu poka" ("Coma pouco")
  • "Honorio Causa" ("Por causa de Honório")
  • "Po'a nda ja jokoi" ("A sorte não para isso")
  • "Sombrero Ka'a" (expressão guarani-espanhola que designa o amante da pessoa amada), entre outras.

Ele também escreveu Yvy yara, Toribio, Yuaijhugui reí, Po’a rusuva y La culpa del bueno..

Suas histórias incluem Nicolasita del Espíritu Santo (1943), El Padre Cantalicio, El borracho de la casa, y El hombre que robó una pava (inacabada), todas publicadas postumamente.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Morreu no dia 14 de julho de 1953 na cidade de Luque, no Paraguai, próximo à capital onde havia se estabelecido décadas. A “casa enorme” a que Wey se refere é atualmente o “Museu Julio Correa”.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Diccionario Biográfico "FORJADORES DEL PARAGUAY", Primera Edición enero de 2000. Distribuidora Quevedo de Ediciones. Buenos Aires, Argentina.
  2. a b c d «Gov.py». www.cabildoccr.gov.py. Consultado em 31 de agosto de 2021 
  3. a b c d «Julio Correa». www.staff.uni-mainz.de. Consultado em 31 de agosto de 2021 


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.