Jungle Jim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jungle Jim (traduzido como Jim das Selvas) é um personagem das histórias em quadrinhos que luta contra piratas, comerciante de escravos e um vilão chamado Cobra, além de enfrentar os perigos da selva. Ele pode ser considerado uma versão mais "civilizada" e "madura" de Tarzan. O nome do seu parceiro é Kolu[1] .

"Jungle Jim" Bradley , o Jim das Selvas no Brasil, apareceu pela primeira vez como uma tira de jornal em 1934, escrita por Don Moore e desenhada por Alex Raymond, famoso desenhista de personagens clássicos como o Flash Gordon e o Agente Secreto X-9.

Depois de Raymond, Jim das Selvas foi desenhado por John Mayo, Paul Norris (criador de Aquaman), e Don Moore. A tira acabou em 1954.

Revistas em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A Ace Comics republicou as tiras em forma de revistas (comic books). A Dell Comics publicou séries de 1953-1959. Em 1966-1967, a King Features Syndicate publicou a revista Jungle Jim, até o número 5. A Charlton Comics continuou as revistas por mais sete números, de 1969-1970.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil o personagem estreou no Suplemento Infantil do jornal A Nação criado por Adolfo Aizen.[2]

Além da publicação pela Editora La Selva, Jim das Selvas também teve revista propria publicada pela RGE na decada de 60 e na revista de filmes Quadrinizados Antar o Heroi das Selvas, muitos dos seus filmes foram ali impressos na decada de 60, conforme fonte do site www.gibiraro.com.br

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Marcelo Naranjo. Jim das Selvas. Universo HQ.
  2. , Gonçalo Júnior Editora Companhia das Letras, A guerra dos gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964, 2004. ISBN 8535905820, 9788535905823

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.