Marco Juniano Justino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Juniano Justino)
 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Justino (desambiguação).
Marco Juniano Justino
Nascimento século II
Morte século II
Cidadania Roma Antiga
Ocupação historiador
Obras destacadas Epitome of the Philippic History of Pompeius Trogus

Marco Juniano Justino ou Justino Frontino ou Justino (em latim Marcus Iunian(i)us Iustinus) foi um historiador romano de datação incerta. São Jerônimo faz referência a ele em seu Comentário a Daniel, o que permite apenas que se considere uma data limite para a escrita de seu texto. Com isso, embora a datação mais aceita seja o final do século II, início do III, estudiosos oscilam em situar o autor desde o século II ao V[1].

Epitome historiarum Trogi Pompeii

Obra[editar | editar código-fonte]

Justino é o autor do Epítome das Histórias Filípicas de Pompeio Trogo (em latim, a obra recebe diferentes títulos, como Pompei Trogi Epitoma Historiarum Liber XLIIII)[2], composto por um prefácio e 44 capítulos. É um livro que ele próprio descreve no seu prefácio como uma antologia, realizada a partir do texto de Trogo, do que considerava mais digno ao conhecimento e ao modelo[3]. A temática histórica da obra se estende de Nino, rei dos assírios, até a dominação da Hispânia por Augusto.

As Histórias Filípicas de Trogo perderam-se, mas o prólogo do texto foi preservado por Plínio, o Velho e outros escritores, o que permite considerar aquilo que Justino teria omitido em seu texto. O tema principal de Trogo foi a ascensão e história da monarquia macedônica, embora Justino se permitisse certas licenças, o que resultou em uma antologia e não um resumo (ou epítome) do trabalho de Trogo.

O Epítome foi usado em larga medida durante a Idade Média, pois o autor foi confundido em muitas ocasiões com São Justino.

Referências

  1. Arnaud-Lindet, Marie-Pierre (2003). «Introduction». Consultado em 15 mar. 2021 
  2. Smith, William (2005). A Dictionary of Greek and Roman biography and mythology. By various writers. Ed. by William Smith. Illustrated by numerous engravings on wood. [S.l.: s.n.] 
  3. Yardley, John (1994). «The literary background to Justin / Trogus». The Ancient History Bulletin. Consultado em 15 mar. 2021 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]