Juniperus phoenicea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaJuniperus phoenicea
Frutos de Juniperus phoenicea

Frutos de Juniperus phoenicea
Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Cupressaceae
Género: Juniperus
Secção: Sabina
Espécie: J. phoenicea
Nome binomial
Juniperus phoenicea
L., 1753
Variedades
ver texto

Sabina-negral (Juniperus phoenicea) é uma espécie de zimbreiro encontrados em toda a região do Mediterrâneo, desde Marrocos e Portugal, leste da Turquia e Egito, e também na Madeira e nas Ilhas Canárias, bem como sobre as montanhas do oeste da Arábia Saudita perto do Mar Vermelho. Ela cresce principalmente em baixas altitudes próximas ao litoral, mas atinge altitudes de 2400 metros no sul da sua gama nas Montanhas do Atlas.

Variedades[editar | editar código-fonte]

Estão descritas duas variedades[1] :

  • Juniperus phoenicea L. var. turbinata (Guss.) Parl., 1868 - nativa do Mediterrâneo ocidental. Conhecido popularmente como zimbreiro ou zimbro é uma planta da família Cupressaceae. Apresenta-se como um arbusto ou pequena árvore de até 5 metros, com ramos jovens de contorno quadrangular sendo as folhas escamiformes, de 0,8 a 1,5 milímetros, dispostas em verticilos de 3. Gálbulos globosos com aproximadamente 1 centímetro, amarelados a vermelho escuro quando maduros. Esta planta apresenta floração durante o mês de Fevereiro.

Trata-se de uma variedade endémica da Madeira e Porto Santo e das ilhas Canárias, bastante rara e que ocorre nas comunidades de Marmulano. Ao longo dos tempos foi empregue na alimentação principalmente na aromatização de aguardentes. A forma megalocarpa Maire difere da espécie-tipo, no facto do fruto ser maior e de cor castanho-púrpura. Surge na costa atlântica de Marrocos.

Ícone de esboço Este artigo sobre coníferas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Juniperus phoenicea

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Árvores e Florestas de Portugal - Açores e Madeira, Edic. Público, Comunicações, SA. Dep. Legal nº 254481/2007

Referências