Juniperus virginiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaJuniperus virginiana
Juniperus virginiana (cones imaturos).

Juniperus virginiana (cones imaturos).
Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Cupressaceae
Género: Juniperus
Espécie: J. virginiana

Juniperus virginiana, conhecida pelos nomes comuns de cedro-vermelho, junípero-vermelho e cedro-de-lápis, é uma árvore da família das cupressáceas, nativa da região leste da América do Norte, encontrada do sudeste do Canadá ao Golfo do México. Apesar de ser conhecida como cedro-vermlho, Juniperus virginiana não é um cedro.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Árvore pequena.

A árvore é de densidade leve, com folhas aciculares, possui madeira de pouca retração volumétrica e é muito utilizada para a fabricação de lápis nos Estados Unidos, onde tem o nome popular de Pencil Cedar (Cedro do Lápis). Tem uma altura média entre 5 e 20 metros e um tronco de espessura de 30 a 100 centímetros de diâmetro. A árvore mais velha foi indentificada no Missouri com uma idade estimada de 795 anos.

Notas e referências

  1. (em inglês) Conifer Specialist Group (1998). Juniperus virginiana. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 12 de maio de 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre coníferas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.